A professora da FAI Faculdades, Dr.ª Márcia Elisa Vanzin Boabaid, desenvolveu, na quarta-feira, 26 de agosto, formação continuada para os professores da rede municipal de ensino de Constantina RS, destacando que o trabalho sobre a linguagem, fundado nas atividades de leitura, escrita e oralidade, é compromisso da escola básica, compartilhado por todas as áreas e fundamental durante todo o percurso do aluno, da educação infantil ao ensino médio.
Na oportunidade, os professores puderam socializar experiências, participar de atividades práticas e refletir acerca do saber fazer e do saber aprender tendo como esteio a leitura e a escrita.
Durante sua fala a professora citou diversos autores, como Celso Sisto, que diz: \"a leitura nunca deveria ser uma tarefa obrigatória. Pelo contrário. Deveria ser sempre uma tarefa encantatória! Ler para ficar encantado! Esse poderia ser um lema para a vida inteira\".
Já Ernest Hemingway diz: \"escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o simples coração de uma criança\".
Neves (1999) disse:\"[...] uma leitura chama o uso de outras fontes de informação, de outras leituras, possibilitando a articulação de outras áreas da escola. Uma leitura remete a diferentes fontes de conhecimentos, da história à matemática. Nesse sentido, leitura e escrita são tarefas fundamentais da escola e, portanto, de todas as áreas. Estudar é ler e escrever\".