30 Jun 2023

BATE-PAPO: DIA A DIA DO PROFISSIONAL DE PEDAGOGIA

Na noite de quarta-feira, dia 28 de junho de 2023, nas dependências da UCEF, sob a orientação da Professora Maria Preis Welter, tivemos a oportunidade de vivenciar relatos e experiências de Pedagogas, egressas do curso de Pedagogia da referida entidade de ensino. Na oportunidade, houve conversação sobre vários temas de diversas áreas de atuação do Pedagogo, dos quais o mais discutido, sob meu ponto de vista, foi os transtornos neurológicos e suas complexidades para o educando e educador, de acordo com experiências profissionais vividas pelas pedagogas.  Nesta noite, vivemos um momento de grande valia para aguçar nossos sonhos enquanto acadêmicas, com muitas orientações, com base em aprendizados, que serão valiosos na atuação como Pedagogas, destaca a acadêmica Mariluse Martins.

Conforme a professora Maria, o bate-papo teve como principais objetivos proporcionar aos acadêmicos(as) do primeiro período conhecimentos sobre as possibilidades de atuação do Pedagogo na organização do trabalho educativo e os saberes necessários às práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares; reconhecer a importância do curso de Pedagogia na formação humana e na busca da identidade pessoal e profissional; compreender a profissão docente, enquanto uma profissão de interação humana, constituída por diferentes e complexos saberes e analisar acerca da importância da atuação do profissional da Pedagogia nos diversos espaços educativos da sociedade, contextualizando o perfil esperado do Pedagogo na atualidade.

Maria agradece as egressas do curso de Pedagogia do Centro Universitário FAI/UCEFF Elaine Weber Skrsypcsak, Natálie Schneiders, Marciele Schaefer, Marina Boni e Verenice Rafaela Feyh pela disponibilidade e importante contribuição.

Ainda parabeniza as acadêmicas pela postura enquanto ouvinte, questionadora e reflexiva.