Loading...

SAE

SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE

Apoia os acadêmicos por meio do desenvolvimento de programas e projetos de assistência estudantil. Além de assessorar os processos de bolsas de estudo, financiamentos e estágios não-obrigatórios, também dá suporte às coordenações dos cursos referente aos estágios obrigatórios.

O acadêmicos são atendidos com atendimento psicológico e pedagógico para melhorar a sua rotina na instituição. Informações sobre vagas de emprego, moradia e informações sobre transporte, também são atribuídas ao SAE.

PROGRAMA DESENVOLVER

O "PROGRAMA DESENVOLVER" foi elaborado pela UCEFF Itapiranga, em atendimento à Legislação das Bolsas de Estudo do Art. 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina, que foram instituídas através da Lei Complementar nº 281, de 20 de janeiro de 2005. As bolsas de estudo são concedidas de acordo com a análise da situação socioeconômica apresentada e comprovada pelo estudante. Em contrapartida à bolsa de estudo, os estudantes beneficiados devem cumprir, com no mínimo 20 horas, de participação em projetos sociais de visão educativa.

Assim, como modo de cumprir sua função social e atender aos critérios legais, o Centro Universitário, através das ações do “Programa Desenvolver” propõe semestralmente ações socioeducativas nos mais diversos âmbitos contando com a participação dos estudantes que possuem a referida bolsa.

 

Baixe os arquivos (PDF)

Projetos a serem desenvolvidos 

 

Projetos já realizados

PROGRAMA DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL

É um programa destinado a alunos que necessitam encontrar residência na cidade. Assim, o Serviço de Apoio ao Estudante mantém um cadastro de imóveis atualizado com pensões, casas e apartamentos. Para participar, os proprietários de Imóveis devem comparecer pessoalmente no SAE e assinar um termo de compromisso e autorização para divulgação do imóvel. Com esse termo, responsabilizam-se em comunicar ao Serviço de Apoio ao Estudante, quando o imóvel cadastrado for ocupado.

O Serviço de Apoio ao Estudante também disponibiliza de um cadastro de acadêmicos interessados em dividir aluguel, sendo de inteira responsabilidade do acadêmico, comunicar ao Serviço de Apoio ao Estudante, quando houver desistência ou quando a vaga para divisão for ocupada.

PROGRAMA DE ESTÁGIO / EMPREGO

O Programa de Estágio visa à preparação do acadêmico para o trabalho produtivo, sendo ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, acompanhado por professor orientador da UCEFF Itapiranga e supervisor da parte concedente.

Junto a Central de Atendimento há uma Central de Estágios responsável pela gestão dos estágios (obrigatórios e não obrigatórios) da UCEFF. Cabe à Central de Estágios, formalizar e articular os estágios, assim como manter arquivados os documentos que a Lei 11.778/2008 exige para a formalização, inclusive os relatórios de que trata o artigo 7º, inciso IV, da Lei 11.778/2008, durante a vigência do estágio.

Acesse a Lei do Estágio Nº 11.778/2008 e conheça as obrigações da Instituição de Ensino, da Unidade Concedente e do Estagiário:

» Lei do Estágio

O Programa de Emprego visa à integração da UCEFF com as empresas e órgãos públicos da região, tendo como principal objetivo proporcionar aos acadêmicos  sua colocação e recolocação no mercado de trabalho.

O SAE está atento às oportunidades do mercado de trabalho na região e mantém disponível o currículo (acompanhado de foto 3x4) dos acadêmicos interessados em estagiar ou trabalhar. Havendo solicitação das empresas da região, o SAE divulga a vaga pelo Portal do Aluno e nos Murais do SAE, sendo que aqueles acadêmicos que demonstrarem interesse terão seu currículo encaminhado. Para manter o banco de currículos atualizados, o acadêmico deve deixar semestralmente novo currículo no SAE.

SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

A finalidade do serviço psicopedagógico é orientar e auxiliar no desenvolvimento de atividades acadêmicas definidas pelos docentes da Instituição, realizando intervenções breves e objetivando colaborar na formação plena dos estudantes, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes, ou ainda sugerir encaminhamentos para os casos que se fizerem necessários.

O Serviço de Apoio Psicológico atende a comunidade acadêmica, sendo disponibilizado quando requerido. A primeira consulta a ser realizada será marcada pela Central de Atendimento ou pelo Coordenador de Curso.

COLAP

A comissão local de acompanhamento e de controle social do Programa Universidade Para Todos – PROUNI (COLAP), é o órgão colegiado de natureza consultiva, com a finalidade de promover a articulação entre a Comissão Nacional de Acompanhamento do PROUNI (CONAP). Dessa forma, têm como principais atribuições:

I – exercer o acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do PROUNI nas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Programa;

II – interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação, se for o caso, à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI – CONAP;

III – emitir, a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do PROUNI; e

IV - fornecer informações sobre o PROUNI à CONAP.

Portaria Interna

Portaria de nomeação da COLAP 2018 (PDF)

Atas Internas

13ª Ata COLAP (PDF)

14ª Ata COLAP (PDF)

15ª Ata COLAP (PDF)

16ª Ata COLAP (PDF)

17ª Ata COLAP (PDF)

18ª Ata COLAP (PDF)

19ª Ata COLAP (PDF)

Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento