Loading...

Sobre os Núcleos

Os três grandes núcleos do Curso de Direito possuem regulamentos próprios que orientam o seu funcionamento e as atividades realizadas. Os núcleos são coordenados por um professor, pautando pela construção e aprimoramento dos conhecimentos teórico-práticos dos acadêmicos.

NUPEDIR – Núcleo de Pesquisa e Extensão

O Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito (NUPEDIR) tem como principal atribuição coordenar o desenvolvimento das atividades de pesquisa e de extensão acadêmica no âmbito do curso, sempre articuladas com o ensino, propiciando oportunidades de aprimoramento dos corpos docente e discente mediante uma formação integral.

Os Projetos de Pesquisa alocados no NUPEDIR tem seu desenvolvimento realizado pelos professores coordenadores do respectivo projeto e pelos acadêmicos envolvidos.

O Projeto de Ação Comunitária – GAC visa a proporcionar uma reflexão em torno de assuntos relevantes ao Direito, promovendo debates, pesquisa sobres a temática e intervenção nas situações de violação de direitos nas comunidades, contribuindo para a formação e atuação profissional voltadas ao compromisso social. Esse projeto está vinculado, também, às atividades propostas pelo Projeto UCEFF na Escola, que é desenvolvimento pelo setor de extensão da UCEFF Itapiranga.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares possibilitam ao acadêmico a flexibilização do currículo pleno do curso de Direito, conferindo-lhe autonomia para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, oportunizando o aprofundamento temático interdisciplinar e a formação profissional com perfis e experiências diversificadas.

O NUPEDIR é responsável por normatizar o oferecimento, a comprovação, o registro e o aproveitamento das atividades realizadas dentro e fora da IES, com vistas a integrarem o currículo pleno do curso de Direito. O integral cumprimento dessas atividades é indispensável para a colação de grau pelo acadêmico.

NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso

O Núcleo de Trabalho de Conclusção de Curso (NTCC) tem como objetivo coordenar e organizar as atividades vinculadas ao desenvolvimento dos trabalhos monográficos no curso de Direito.

O Trabalho de Conclusão de Curso constitui exigência necessária à conclusão do curso de Direito, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, bem como o Regimento Geral da Instituição.

No que tange à Monografia, os componentes curriculares mais diretamente vinculados aos seus procedimentos são Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

NUJUR – Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica (NUJUR) é o órgão vinculado ao Curso de Direito da UCEFF Itapiranga voltado à formação do acadêmico no que diz respeito à aprendizagem das práticas jurídicas.

O NUJUR possui os seguintes órgãos internos:

  • Cartório Simulado (CASIM)
  • Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJUG)
  • Centro de Solução de Conflitos (CSC)

O CASIM é o órgão do NUJUR que tem como objetivo principal familiarizar o acadêmico com a prática jurídica, preparando-o para o atendimento no SAJUG e para as futuras atividades profissionais, mediante o desenvolvimento de atividades simuladas de confecção de peças processuais e participação em sessões e audiências.

O SAJUG é o órgão do NUJUR cujas funções primordiais são (I) prestar orientação/assistência jurídica à população carente e (II) propiciar aos acadêmicos do curso o desenvolvimento de atividades reais próprias das rotinas profissionais jurídicas.

O CSC é o órgão do NUJUR voltado à obtençaõ de soluções consensuais dos conflitos, evitando o ajuizamento ou antecipando o final de demandas judiciais. Dentro do CSC destacam-se as atividades de Mediação e o Posto de Atendimento e Conciliação (PAC), instaurado a partir de convênio com o Poder Judiciário de Santa Catarina.

RELAÇÃO DE CONVÊNIOS

O NUJUR possui diversos convênios com entidades públicas e privadas, visando a possibilitar ao acadêmico do curso a realização de estágio não obrigatório. Entre os convênios celebrados destacam-se:

  • CIEE Santa Catarina
  • CIEE Rio Grande do Sul
  • Município de Itapiranga/SC
  • Município de Iporã do Oeste/SC
  • Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina
  • Instituo Nacional América (ECCOS Estágios)
  • Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região
  • Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina
  • Academia Brasileira de Direito Constitucional
  • Ministério Público do Estado de Santa Catarina
  • Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
  • Estado de Santa Catarina – Secretaria de Estado da Educação
  • Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul
  • Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Horário de atendimento

Segunda à sexta-feira, durante o turno da tarde, das 13h30min às 17h30min

Local de atendimento

O NUJUR fica localizado no térreo do Bloco C.

Contato

nujur.itapiranga@uceff.edu.br Telefone/Whats (49) 3678-8702

ATENDIMENTO

Entre em contato pelo formulário e logo responderemos ;)

Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento