Loading...

NOTÍCIAS

07 Jun 2018

Acadêmicos do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação desenvolvem projeto voltado à comunidade regional

A atividade prática consiste na concepção e desenvolvimento de um website voltado para um determinado ramo de atividade empresarial, associação/entidade e/ou setor público. Essa atividade está sendo desenvolvida pelos acadêmicos do 3º semestre do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Uceff Itapiranga, integrando o componente curricular da disciplina de Tópicos Avançados II, sob a coordenação do Prof. Me. André Klunk. Segundo o professor, após os conhecimentos técnicos adquiridos durante as diversas disciplinas que integram o segmento de desenvolvimento de sistemas da grade do curso, essa atividade consegue englobar e materializar de forma prática, todo conhecimento adquirido.

Organizados em sete grupos distintos, cada qual organizado por um coordenador, os acadêmicos tiveram um encontro com empresários e responsáveis de entidades, a fim de colher os anseios e necessidades que os mesmos detêm em relação a um portal web. Esse levantamento de requisitos iniciais é o pontapé inicial para se chegar ao produto final. Além de questões técnicas que englobam o processo de desenvolvimento, essa etapa de conversa com os gestores permitiu também ao acadêmico se familiarizar com o ramo de cada um, dando-lhes a visão e condições de partir para a parte de codificação dos websites.

Participam do projeto as seguintes empresas/entidades:

Empresa/Entidade

Cidade

Tipo Portal

Foto Universal

Iporã do Oeste/Tunápolis

Divulgação da Empresa

Floricultura Ise Flores

Itapiranga

Divulgação da Empresa

Itaporã Turismo

Iporã do Oeste

Divulgação de Roteiros e Pacotes

Sec. Turismo

Itapiranga

Dia D Deutschland

Sociedade Colonial Jaboticaba

São João do Oeste

Festa do Leitão

Negotur Turismo

 

Divulgação de Roteiros e Pacotes

Dugrano Café e Prosa

Iporã do Oeste

Divulgação da Empresa

Após os contatos iniciais realizados, os grupos de trabalho elaboraram os diagramas e estruturas de banco de dados, adequando-os conforme a necessidade e requisitos elencados junto ao encontro com os gestores das empresas/entidades. O prazo de desenvolvimento consiste em três semanas, sendo o produto final demonstrado em sala de aula em forma de seminário público, onde além de compor base de avalização da disciplina, também servirá para a comunidade acadêmica e regional validar os projetos desenvolvidos. Os relatos dos gestores participantes do projeto foram bastante animadores. De todos, foi nítido o envolvimento junto aos acadêmicos, com propósitos comuns. Além desse primeiro contato realizado, vários outros foram agendados, conforme a necessidade de cada grupo, demonstrando também o zelo desses gestores para que os projetos sejam finalizados conforme cronograma e objetivos traçados. Alguns acadêmicos também deixaram sua concepção acerca da atividade.

O primeiro manifesto veio do acadêmico Emerson Klunk. “Vejo esta iniciativa de trazer empresários reais para colocar os alunos em situações reais do mercado de trabalho, como algo que trará uma ótima experiência para cada um dos integrantes dos grupos. Sentir a vontade do empresário de que o projeto realmente saia do papel e se torne algo que futuramente possa ser realmente implementado é uma grande motivação, pois trará aos alunos um senso de responsabilidade muito maior, tendo em mente que não é apenas mais um trabalho acadêmico, onde a única coisa que importa é a nota final”. O acadêmico Sidnei Becker complementa: “A interação com empresários, através de projetos em grupos, nos mostra uma prévia do que será desempenhar certas funções no futuro quanto profissionais, como a análise de requisitos, desenvolvimento e suporte em relação aos clientes”.

comunidade
GTI


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento