Semana Acadêmica de Agronomia

sobre o evento

O curso de Agronomia promove nos dias 22, 23 e 24 de maio a 14ª Semana Acadêmica. A programação conta com grandes nomes da agronomia nacional e abordará reflexões e técnicas relevantes para a formação dos acadêmicos e da comunidade em geral interessada com o tema: desafios para uma agricultura sustentável. O evento será realizado na AABB de Itapiranga.

14ª Semana Acadêmica de Agronomia

22 Mai 2018 - 24 Mai 2018

Dia 22/05

19:30 - Abertura oficial da 14ª Semana Acadêmica

20:00 - Palestra: Evolução da Agricultura e desafios para novos profissionais, com o Dr. Dirceu Gassen

Engenheiro-agrônomo, cursos de especialização e pós-graduação no Brasil, Estados Unidos e Nova Zelândia. Pesquisador na área de proteção de plantas e plantio direto, na Embrapa Trigo entre 1979 e 2000. Gestor da área técnica de Cooperativa no período entre 2001 e 2014. Consultor para boas práticas agrícolas e manejo para altos rendimentos. Escreveu livros nas áreas de pragas, controle biológico, plantio direto e práticas de manejo de trigo, soja, milho e arroz. Desenvolveu palestras ou consultorias em 22 países. Entusiasta de boas práticas e eficiência no uso de recursos naturais.

Dia 23/05

19:30 - Palestra: Plantas Daninhas - aspectos evolutivos, problemática e perspectivas de manejo, com o Prof. Michelangelo Muzell Trezzi

Possui graduação em Agronomia, Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pós-doutor pela Universidade de Córdoba, Espanha. É professor do Curso de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Tem experiência nas áreas de manejo de plantas daninhas em culturas anuais, alelopatia, competição, resistência de plantas daninhas a herbicidas e estratégias para redução da utilização de herbicidas.

Dia 24/05

19:30 - Palestra: Inovações na viticultura para o sul do Brasil, com o Dr. André Luiz Külkamp de Souza

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador em Fitotecnia de Plantas Frutíferas de Clima Temperado Epagri - Estação Experimental de Videira-SC. Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel), foi bolsista da CAPES em nível de mestrado e CNPq em doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Pelotas (PPGA/UFPEL), na área de concentração em Fruticultura de Clima Temperado. Foi extensionista Rural da Ascar/Emater de 2011 a 2014. Desde 2014 é pesquisador da área de fitotecnia na Epagri - Estação Experimental de Videira-SC com o desenvolvimento das seguintes linhas de pesquisa: sistemas de condução mecanizáveis, variedades resistentes, avaliação de cultivares, produção de mudas, porta-enxertos e tratos culturais de videira, pessegueiro e ameixeira.

Inscrições:

Passaporte acadêmico: 30,00

Passaporte público externo: 50,00

Preço por noite: 20,00 (aluno e público externo)

Ingressos com o Centro Acadêmico e / ou Coordenação do curso de Agronomia

Mais informações: agronomia.itapiranga@uceff.edu.br