14 Dez 2023

FCD inaugura novo espaço em parceria com a UCEFF

A revitalização da área externa da organização foi realizada em parceria com os cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo da instituição

Promover o bem-estar e se aproximar cada vez mais da comunidade chapecoense. Esse é o objetivo da UCEFF que, em parceria com a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD Chapecó), inaugurou nesta quinta-feira (14) a nova área externa da organização.

O espaço foi revitalizado pelos alunos dos cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, em conjunto do Núcleo de Direitos Humanos da instituição. A ação é parte de um projeto de extensão realizado pelos acadêmicos durante todo o ano de 2023.

Segundo a coordenadora da FCD Chapecó, Maribel Fátima Sganzerla Kaminski, o sentimento é de gratidão. “Muitas vezes as pessoas com deficiência vivem às margens da sociedade. Temos relatos de fraternistas que só saem de casa para vir aqui na FCD, devido a falta de transporte e acessibilidade. Aqui eles se sentem acolhidos e podem interagir em um espaço seguro. Só temos a agradecer o trabalho que os alunos e professores da UCEFF realizaram por nós”, declara.

Parcerias que rendem frutos

A coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF, Juliana Eliza Benetti, agradeceu a parceria entre a instituição e a FCD, bem como, o trabalho dos cursos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo na realização do projeto.

“Agradeço imensamente a Maribel por abrir as portas da FCD para a UCEFF desempenhar ações com os fraternistas. Também agradeço aos cursos da instituição que participaram e ajudaram a tirar do papel o projeto de revitalização do espaço. Isso mostra que a união faz a força e que sozinhos não conseguimos fazer, mas juntos podemos ir além e de fato ajudar a comunidade externa. O meu agradecimento a todos”, reitera.

Novo espaço

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, Alex Bedin, os membros da FCD participaram ativamente na construção do projeto. “No início do ano realizamos um levantamento junto a entidade para descobrir quais seriam as principais necessidades do espaço. Foi notado que havia uma certa dificuldade no acesso principal da sede devido à chuva e ao sol, além de um espaço externo desqualificado”, relata.

Alex conta que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo, por meio da disciplina de Projeto Integrador de Extensão, desenvolveram todo o planejamento e o projeto da nova área externa e da cobertura do acesso principal. “Juntamente do curso de Agronomia, fizemos um paisagismo nessa área externa e valorizamos o espaço, o deixando mais agradável e com maior conforto para os fraternistas”. diz.

Mãos à obra

A professora da disciplina de Paisagismo do curso de Agronomia da UCEFF, Francieli Fatima Cima, que orientou os acadêmicos na realização do projeto, pontua que o convite para participar da revitalização do espaço partiu da coordenação do curso e do Núcleo de Direitos Humanos da instituição. “Os alunos elaboraram três projetos e os membros da FCD selecionaram qual seria implantado. Assim, durante o segundo semestre, fizemos um jardim e revitalizamos toda a fachada externa da FCD”, detalha.

Magdalena Lajus Travi, coordenadora do curso de Agronomia da UCEFF, frisa que a atividade foi muito importante para a formação acadêmica dos alunos. “Além de estarmos presentes em atividades de extensão junto à comunidade, os estudantes puderam realizar na prática uma atribuição profissional também do engenheiro agrônomo, que é a parte do paisagismo”, enfatiza.

Carinho que se sente

Para Cleusa Ellfe, fraternista da FCD, é muito gratificante notar o carinho da UCEFF pela organização. “Só quem está aqui e vê o quanto essas pessoas se ajudam e acolhem umas às outras sabe o quão significativo é o novo espaço. Fico muito feliz em vê-lo pronto”, afirma.

A colaboradora voluntária da FCD, Nely Zanela, ressalta que a reforma mudou completamente o ambiente. “Vemos que nosso espaço está cada vez mais agradável e os fraternistas se sentem mais à vontade, ficam mais sorridentes e livres. É muito importante essas parcerias para o crescimento das pessoas, principalmente quando se trata do segmento da pessoa com deficiência física”, salienta.

Rubem Elirio Schaid, fraternista da FCD, assegura que, a partir da revitalização, sente mais vontade de ir ao espaço. “Tudo o que conseguimos ao longo dos anos foi com muito esforço. Ver que instituições como a UCEFF se importam e realizam trabalhos com a gente é maravilhoso”, finaliza.

comunidade