Loading...

PROJETOS E PEQUISAS

COMITÊ DE ÉTICA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UCEFF), implantado na Faculdade de Chapecó desde 2017, é um colegiado inter e transdisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, de natureza técnica-científica, que tem como finalidades regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos participantes da pesquisa, de acordo com a Resolução 466/12 – CNS-MS e 510/16.. O CEP é vinculado a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde (MS).

 

Através do Conselho Superior (CONSUP) conforme ata nº 003/2016 de 30 de junho de 2016 aprova o Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). E a Portaria Interna N° 069/2017 designa os Representantes do Colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Chapecó, com registro e credenciamento na CONEP/CNS/MS pela Carta Circular N° 157/2017/CONEP/CNS/GB/MS de 26 de abril de 2017.

 

OBJETIVOS DO CEP

 

  • Defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, garantindo o seu bem-estar e a adequação entre a competência do pesquisador e o projeto proposto;
  • Orientar o desenvolvimento da pesquisa institucional mediante a observância dos padrões éticos e científicos;
  • Analisar e emitir parecer de acordo com os princípios éticos, emanados pela Resolução CNS/MS nº 466/12 e pelas normas e orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP);
  • Assegurar a formação continuada dos seus membros, dos pesquisadores da instituição e da comunidade acadêmica em geral.

MEMBROS DO CEP

Profª. Me. Cleusa Teresinha Anschau (Coordenadora)
Prof°. Dr. Marcos Massaro Takemoto (vice-coordenador)
Profª. Me. Josiele Salet Tischer
Profª. Me. Leossania Manfroi

Profª. Me Mara Lucia Grando

Prof°. Me Ailson Oldair Barbisan

 

 

Roseli Teresinha Malacarne Santander (Membro da Comunidade Civil) Membra Titular

 

Lenir Gaik - Secretária

 

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS

 

A CEUA (Comissão de Ética no uso de Animais) estabelece normas gerais para a utilização de animais para ensino, pesquisa e extensão. A CEUA-UCEFF destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos. Cabe à CEUA cumprir e fazer cumprir, no âmbito de suas atribuições, o disposto na Lei no 11.794, de 2008, e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais para ensino, pesquisa e extensão, caracterizando-se a sua atuação como educativa, consultiva, de assessoria e fiscalização nas questões relativas a esse tema. A Política de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCEFF tem como finalidade fomentar e orientar a produção e disseminação do conhecimento científico e socialmente relevante, com o propósito de apresentar soluções que contribuam para o desenvolvimento da região de atuação da UCEFF. O envio dos projetos para análise pela CEUA – UCEFF tem por finalidade assegurar os direitos dos animais, protegendo e resguardando sua integridade de acordo com os padrões éticos, objetivando resultados que beneficiem a humanidade, sendo que a preocupação com os benefícios éticos faz com que a CEUA – UCEFF seja um instrumento necessário e fundamental para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão com solidez e relevância. A emissão do parecer de aprovação da CEUA – UCEFF proporciona maior segurança, transparência, consistência e comprometimento aos aspectos éticos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, ratificando a responsabilidade social e humanística dos docentes de todos os cursos da UCEFF que utilizam animais.

Titular: Rafael Festugatto - Membro Docente – Médico Veterinário - Coordenador 

Titular: Matheus Hilliard Farret - Membro Docente – Médico Veterinário – Vice-coordenador
Suplente: Lettycia Demczuk Thomas - Médica Veterinária

Titular: Marla Schneider - Membro Docente – Médica Veterinária
Suplente: Isadora Massa - Membro Docente – Médica Veterinária

Titular: Charline Vaccarin - Membro Docente – Médica Veterinária
Suplente: Marina Oliveira Daneluz - Membro Docente – Médica Veterinária

Titular: Bruna Farias Alves - Membro Docente – Médica Veterinária
Suplente: Sabrina Parise - Membro Docente – Médica Veterinária

Titular: Fernanda Pinheiro - Médica Veterinária
Suplente: Fabiano Faller – Membro Docente – Representante da Área de Engenharias 

Titular: Laura de Queiroz Lemes - Membro externo: um representante de sociedades de proteção e bem-estar animal, legalmente constituída
Suplente: Katriny Evelyn Kroth – Representante dos discentes

Titular: Kariane Paula Druzian – Bióloga

Contato

Telefone: (49) 3319-3878
E-mail: ceua.vet@uceff.edu.br 
Av. Irineu Bornhausen, 2045 - Palmital,
Chapecó/SC, 89814-650

REVISTA TECNOLÓGICA

A Revista Tecnológica é editada semestralmente pela UCEFF e divulga para a comunidade pesquisas científicas com a intenção de tornar público os resultados e o que eles representam para a sociedade, bem como contribuir com visões e avaliações de outros pesquisadores. Com uma gama diversificada de assuntos, contribuem para transformar a sociedade. São publicados estudos nas áreas de Engenharia, Saúde e Ciências Sociais Aplicadas.

ACESSE A REVISTA TECNOLÓGICA!

ANAIS

Os anais são publicações com periodicidade semestral que tem como propósito disseminar a produção científica acadêmica, tornando público as investigações, os métodos e as contribuições nas mais diversas áreas do conhecimento.

Acesse

Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento