07 Mai 2024

Acadêmicos de Ciências Contábeis participam de Seminário estadual

Promover novos aprendizados e experiências aos acadêmicos. Esse é o intuito da participação da UCEFF no 4º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e que ocorre de forma online nos dias 7, 8 e 9 de maio.

Segundo a coordenadora dos cursos de Gestão da UCEFF, Leossania Manfroi, o evento traz temas pertinentes à contabilidade. “É importante a participação dos estudantes, não somente de Ciências Contábeis, mas também das outras áreas relacionadas à gestão e negócios, pois a contabilidade faz parte do mundo empresarial e entender essa ciência é crucial para todos que atuam nessa área”, pontua.

Leossania afirma que o evento também é uma oportunidade única para os alunos exercitarem e aprimorarem a pesquisa. “No Seminário são apresentados trabalhos que podem ser submetidos na forma de artigos científicos ou relatórios de extensão, o que é uma novidade e permite que as instituições, por meio dos estudantes, apresentem os cases relacionados às extensões desenvolvidas por elas”, diz.

Momento enriquecedor

A UCEFF teve três artigos aprovados no 4º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis. Conforme o professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e orientador de dois dos trabalhos, Luan Sgarbossa, participar de um evento com a relevância do Seminário é uma honra e um privilégio.

“Tenho certeza que a experiência agregará muito conhecimento e será de grande valia para meu desenvolvimento como profissional. Por se tratar de um evento estadual, é possível ter contato com áreas e realidades diversas dentro da contabilidade, trazendo versatilidade para os profissionais que participam”, aponta.

Luan frisa que além de todo o rico conhecimento fornecido por meio das palestras apresentadas, o Seminário oferece oportunidades de networking valiosas. “Conectar-se com outros estudantes, professores, profissionais contábeis e potenciais empregadores pode abrir portas para estágios, oportunidades de emprego e colaborações futuras”, cita.

Incentivo à pesquisa

O professor destaca que outro aspecto importante do Seminário é a possibilidade de apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos de pesquisas realizadas. “Isso agrega muito para os alunos e também para a UCEFF, pois incentiva os estudantes a se envolverem ativamente na produção de conhecimento na área e os prepara para futuros desafios acadêmicos e profissionais, além de melhorar o currículo e os incentivar a seguirem na linha da pesquisa”, observa.

Para Luan, a participação no Seminário também mostra a qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso e pesquisas elaborados pelos acadêmicos, o que consequentemente promove a UCEFF e os professores envolvidos no processo.

“Ao meu ver, o engajamento dos docentes para e com pesquisas acadêmicas é essencial, pois estas resultam no desenvolvimento de habilidades por parte dos discentes, permite a aplicação do conhecimento adquirido ao longo do curso, os prepara para a carreira e fomenta a inovação. Isso mostra a relevância dos professores nessa tarefa, pois tais coisas não apenas enriquecem a experiência educacional dos alunos, mas também contribuem para o avanço do conhecimento e o progresso da sociedade como um todo” conclui.

Experiência inesquecível

Para o estudante João Victor Stormovski, que teve o artigo selecionado no Seminário, a realização de pesquisas e elaboração de artigos científicos dentro da graduação possibilita que o acadêmico consiga agregar ainda mais conhecimento. “No meu caso, realizei artigos e pesquisas durante toda a graduação. Isso fez com que, quando eu chegasse no TCC, eu conseguisse executar com facilidade, pois havia praticado durante o curso”, conta.

João ressalta que esse tipo de atividade abre portas para os acadêmicos identificarem áreas de interesse para especialização. “A pesquisa faz com que o aluno se torne mais capacitado e pronto para o trabalho e facilita para solicitação de bolsas em futuras graduações, pós-graduações ou até mesmo mestrado e doutorado, pois existem bolsas fornecidas para pesquisadores e, ter artigos publicados durante a graduação, aumenta as chances de conseguir as bolsas de estudo”, finaliza.

Novos aprendizados