Loading...

NOTÍCIAS

17 Abr 2023

Acadêmicos de Gestão participam de viagem de estudos para Serra Gaúcha

 

Os acadêmicos dos cursos de Gestão, Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais da UCEFF Itapiranga e UCEFF Chapecó, estiveram na Serra Gaúcha na última semana (13 a 16/04) visitando a indústria centenária, Tramontina, e a Vinícola Aurora. Além das visitas técnicas agendadas, eles aproveitaram o final de semana para um passeio por Gramado (local da hospedagem), Canela e Nova Petrópolis, e assim conhecer os principais pontos turísticos destas cidades. 

 

Para o professor Niloar Bissani, que acompanhou a viagem, esta foi uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem uma das maiores empresas de utensílios domésticos e profissionais do país. A Tramontina é uma empresa brasileira que fabrica e comercializa uma ampla gama de produtos, incluindo panelas, talheres, facas, churrasqueiras, ferramentas e muito mais. “Durante a visita, os estudantes puderam ver em primeira mão como a empresa opera e produz seus produtos, desde o processo de design até a fabricação, bem como as medidas que buscam reduzir desperdícios, resíduos e energia e as inúmeras ações ambientais que permeiam todas as áreas da empresa”, explica Bissani.

 

Já o professor Sadi Reckziegel destaca a importância das viagens de estudo e visitas técnicas, pois trazem um visão prática do que está acontecendo no mercado de trabalho. “Aliar os conceitos estudados em sala com a prática das empresas é uma das funções das visitas técnicas realizadas pelos cursos de Gestão da UCEFF, além é claro, de aproveitar a viagem para conhecer os principais pontos turísticos destes lugares”, enfatiza o professor.  

 

Saiba mais sobre às empresas visitadas

 

A Tramontina de Carlos Barbosa (RS) começou sua trajetória em 1911, quando Valentim Tramontina abriu uma pequena ferraria. Este ano completa 112 anos, ainda como empresa familiar dirigida por duas famílias. São várias gerações que continuam mantendo firme o propósito do seu fundador, que é crescer para transformar vidas. Atualmente são mais de 10 mil funcionários atuando nas nove unidades fabris, que produz mais de 22 mil itens que são distribuídos para 120 países. Recentemente a Tramontina instituiu seu comitê ESG (Governança ambiental, social e corporativa) para integrar as áreas de meio ambiente, social e governança e assim gerar valor a longo prazo, de forma transparente e identificando riscos e oportunidades para manter a sustentabilidade do negócio.

 

Já a Vinícola Aurora de Bento Gonçalves, uma cooperativa fundada por 16 famílias em 1931, atingiu números interessantes em 92 anos de história. Atualmente são 1.100 famílias associadas; 2.800 hectares de área plantada; 85 milhões de quilos de uvas produzidos anualmente, dos quais 68 milhões de litros engarrafados. A capacidade das muitas pipas em madeira (as mais antigas) ou inox instaladas na fábrica de vinhos e sucos comporta 88 milhões de litros. Em 2021, a Vinícola Aurora exportou seus produtos para 21 países. A Vinícola Aurora tem como um de seus principais focos a responsabilidade social, e faz questão de certificar a qualidade de seus processos internos, evoluindo sempre em suas práticas de fabricação e gestão. Estas iniciativas beneficiam não somente os cooperados, mas também os consumidores, a sociedade como um todo e o meio ambiente. 

 

Depoimentos de participantes

 

A acadêmica do 5° semestre Administração, Maisa Zanoni, avalia que a visita técnica é muito importante para o desenvolvimento acadêmico, pois conseguimos ver a realidade de grandes indústrias, como é a Tramontina. É tão gratificante conseguir visualizar o que aprendemos na teoria dentro das salas de aulas em práticas nestas empresas. Nesta visita conseguimos visualizar a parte da sustentabilidade, indústria 4.0, logística, gestão e qualidade de vida dos seus colaboradores. Essa visita será inesquecível. 

 

A acadêmica Thaís Lapazin, do quinto semestre de Administração, menciona que a viagem para Serra Gaúcha teve fundamental importância para aliar os conhecimentos teóricos empresariais vistos em sala com a realidade das grandes empresas. Entre os aspectos principais em pauta nas visitas, observou-se a utilização assertiva das ferramentas de gestão de qualidade, com destaque para o 5S. Conhecer os processos industriais da Tramontina, que é referência em todo país pela qualidade de seus produtos, inovação, tecnologia e sustentabilidade, nos trás a certeza que uma equipe engajada impacta diretamente no sucesso da empresa. A Vinícola Aurora, que é um caso de sucesso do sistema cooperativo, ressalta a necessidade de trabalho mútuo e as diversas formas de uso de sua matéria prima. Em suma, a viagem de estudos foi uma experiência engrandecedora para nós futuros líderes, mas também para conhecer uma nova realidade industrial e somar conhecimento. 

 

A acadêmica de Processos Gerenciais, Jaqueline Kelly Muraro, avalia a ida a Tramontina como uma forma de aprendizado para a vida, em relação as estruturas ambientais nas grandes empresas. Avaliando o sistema que a empresa usa não apenas dentro dela, mas também levando aos lares de seus colaboradores através de projetos inseridos dentro da Tramontina como: coleta seletiva dentro da fábrica e nos setores, reciclagem de materiais, como: papel, plástico, alumínio entre outros metais. Já na Aurora aprendemos sobre o cooperativismo e a importância de que os filhos e netos dos agricultores permaneçam no campo para a continuidade das atividades. A viagem foi proveitosa em relação a conhecermos sobre grandes empresas que se mantém no mercado há tanto tempo, e se modernizam todos os dias para poderem atender a demanda de seus consumidores.

 

Já para o acadêmico Valter João Erhart, do terceiro semestre de Ciências Contábeis, a viagem foi de extrema importância, conhecendo um pouco sobre a gestão das empresas, ações sustentáveis que desenvolvem dentro das mesmas, que falamos em sala de aula, tendo assim exemplos práticos de como podem ser exercidas.

 

O acadêmico de Ciências Contábeis, Guilherme dos Santos, avalia que foi uma ótima viagem de estudos, onde pudemos ter a visão de outra realidade de indústrias. Já nos passeios aos pontos turísticos destaco o companheirismo dos colegas.

Administração
Ciências Contábeis
Processos Gerenciais


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento