Loading...

NOTÍCIAS

20 Mai 2021

PANC: uma forma saudável e acessível de alimentação  

 

Você com certeza já viu, conhece e até pode ter comido alguma PANC. As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas que podem ser utilizadas na alimentação e tem grande potencial nutritivo. Podem ser utilizadas folhas, flores, frutos, as sementes e muitas vezes sequer são conhecidas pela população. Foi pensando nisso e na importância nutricional que carregam que o Ministério da Saúde desenvolveu guias regionais que explicam quais são essas plantas e como devem ser consumidas. 

 

A disciplina de Educação Alimentar e Nutricional, tem como objetivo trabalhar a prática de bons hábitos alimentares e a redução do desperdício de alimentos. As PANC entram como uma possibilidade barata e de alto poder nutricional como possibilidade de dieta. A professora Micheli Trentin trabalhou uma dessas PANCs no seu trabalho de Mestrado, o ora-pro-nóbis e resolveu apresentar para as estudantes esses ingredientes. 

 

“Eu quis trazer essas preparações para que quando as estudantes partirem para as práticas de estágio e no futuro profissional elas possam aplicar esse conhecimento e levar a culinária de PANC adiante. Afinal, são ingredientes de fácil acesso e baixo custo, já que podem ser encontrados de forma nativa em diversos lugares. Muitas vezes são plantas tratadas como pestes e descartadas”, explica a professora e nutricionista. 

 

A atividade contou com diversas receitas, desde pudim de capim-limão, ou pudim de tapioca com fruta do conde, até cupcake de ora-pro-nóbis. Foram utilizados na atividade folhas de couve, peixinho da horta, espinafre e flor de hibisco. Os sabores e cores combinados para uma experiência de saber e nutrição. 

 

Para a acadêmica do 3° período de nutrição da UCEFF, Julie Fagundes, poder aplicar na prática do laboratório as possibilidades culinárias é rico para a aprendizagem. “Foi uma oportunidade de ver que estamos no caminho certo. Pois só com a aula prática é possível preparar os alimentos, colocar a mão na massa e até experimentar esses ingredientes para conhecer melhor. Trabalhar com as PANCs foi realmente espetacular”, conta a estudante.

Nutrição


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento