Os acadêmicos do curso 5º semestre do curso de Nutrição da UCEFF Itapiranga realizaram nesta semana atividade de educação nutricional na APAE de Itapiranga.
Para a professora Rubian Lucion, os bons hábitos alimentares começam na infância e a nutrição é um dos principais fatores de bem-estar e qualidade de vida. Uma dieta adequada em qualidade e quantidade torna-se essencial para que o organismo desempenhe suas funções de maneira correta, evitando assim o surgimento de doenças. "O principal objetivo desta atividade, foi ensinar, de maneira lúdica, através da Caixa Misteriosa, a identificar determinados alimentos e explicar sobre a importância dos mesmos” enfatiza a professora.
Já a acadêmica Vanessa Schwengber destaca que foram momentos de muita diversão, onde foi levado conhecimento através da atividade lúdica. “Para nós estudantes de Nutrição foi uma experiência engrandecedora e que nos traz o sentimento de satisfação em ver o interesse, participação e sorriso no rosto dos alunos”.
A coordenadora do curso, professora Micheli Trentin, explica que realizar atividades de Educação Alimentar e Nutricional para qualquer público: crianças, adolescentes, adultos e idosos têm o propósito de gerar atitudes positivas e hábitos saudáveis em relação aos alimentos e promover a aceitação da importância de uma alimentação balanceada, equilibrada e nutritiva. “Os nutricionistas ou futuros nutricionistas utilizam vários recursos para desenvolver atividades de educação nutricional, como: debates, palestras, oficinas culinárias, jogos, dinâmicas, rodas de conversa, dentre muitos outros. Todos estes métodos possuem seu papel no aprendizado de temas relacionados à melhora dos hábitos alimentares saudáveis e qualidade de vida".
"Realizar esta atividade foi de grande importância e aprendizado para nossos alunos, pois com sua criatividade desenvolveram uma atividade que conseguiu trazer a importância da alimentação saudável de uma maneira divertida, lúdica, e informativa que atendeu os alunos da APAE, e tenho certeza que os participantes conseguiram aprender de uma maneira fácil sobre a introdução de alimentos saudáveis na sua rotina alimentar", comemora a coordenadora.