O curso de Nutrição da UCEFF Itapiranga, durante quatro semanas, desenvolveu em grupos de acadêmicas dois projetos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Este é um importante instrumento para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Os projetos foram executados na Escola Estadual João Leopoldo Vogt - Barra do Guarita RS e no Colégio Sagrada Família, pois estes ambientes são foco para a prática de atividades didáticas e interativas e estas ações apresentam grande repercussão favorecendo a mudança nas práticas alimentares. Conforme a professora Rubian Lucion, o objetivo é que as crianças e adolescentes percebam a importância de uma alimentação saudável e que carreguem estes hábitos por toda a vida.
Já a coordenadora do curso, professora Micheli Trentin destaca que a elaboração de projetos de Educação Alimentar e Nutricional é essencial para a formação dos profissionais nutricionistas, pois através deles os mesmos se tornam mais preparados e criativos para trabalhar com diversos públicos.
Para a acadêmica Alessandra Facini, “desenvolver o projeto e colocar em prática as atividades de educação alimentar e nutricional com os alunos foi uma experiência incrível, eles nos surpreenderam em relação ao conhecimento de frutas e legumes que usamos na atividade”.
Junto com o projeto “Nutrir Arte: oficina culinária lúdica como estratégia de educação alimentar e nutricional - hábitos saudáveis para adolescentes”, foi desenvolvido pelas acadêmicas Alessandra Facini, Cananda da Silva Lopes, Simone de Quevedo, Eduarda Cristina Rohden e Vanessa Eidt um livro com 50 receitas fáceis de preparar.
Veja o E-book preparado pelas acadêmicas