21 Out 2022

UCEFF lança Programa de Internacionalização com universidade da Espanha

A parceria será com a Universidade Cardenal Herrera, de Valência

¿Hablas español? Vamos afinar nosso nível de espanhol porque agora a UCEFF é internacional! Foi lançado na última quarta-feira (19) o Programa de Internacionalização da instituição em parceria com a Universidade Cardenal Herrera de Valência, na Espanha.

Inicialmente serão contemplados os acadêmicos do 6º e 8º período dos cursos de Medicina Veterinária das unidades de Chapecó e Itapiranga. Os estudantes participarão de aulas online com professores da universidade espanhola e poderão compartilhar conhecimentos e experiências com os colegas.

Conexão Brasil-Espanha

A professora do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, Dra. Jackeline Karsten Kirinus, PhD, responsável pela parceria, frisa a importância do processo de internacionalização entre o Brasil e a Espanha. “A UCEFF é crucial nesse projeto por ter um coração que se importa. Esse programa somente saiu do papel e seguiu adiante devido a participação de cada pessoa daqui da instituição”, ressalta.

Jackeline salienta que a UCEFF foi escolhida pela universidade espanhola a dedo. “Estamos muito contentes e esperamos desenvolver um ótimo trabalho com os nossos companheiros espanhóis. Tenho certeza de que o Programa é apenas uma porta diante de muitas outras que virão”, diz.

Oportunidade extraordinária

Gilberto Antonio Niederle, coordenador pedagógico da UCEFF Chapecó, afirma que uma nova etapa se iniciou na história da instituição. “A internacionalização é uma oportunidade extraordinária que se deslumbra por meio da parceria entre as universidades. Nesse primeiro momento está sendo contemplado o curso de Medicina Veterinária, mas temos como objetivo expandir essa internacionalização para outros cursos. Essa abertura de portas merece ser enaltecida e festejada aqui em nossa instituição”, aponta.

Para o coordenador pedagógico da unidade de Itapiranga, Kurlan Frey, trata-se de um grande projeto para a UCEFF. “A internacionalização trará oportunidades no quesito metodológico, no qual os estudantes terão muitas aprendizagens da área, mas também culturais e históricas. Quem participar desse projeto terá grandes vantagens por conta da oportunidade de aprofundar conhecimentos em diversas áreas”, pontua.

Troca de aprendizagens

Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó, Marla Schneider, o projeto traz benefícios tanto para os estudantes brasileiros quanto aos acadêmicos da Espanha.

“É um momento em que trará um adicional ao currículo dos nossos alunos que irá além do profissional. Eles terão ganhos na vida pessoal tanto da cultura e troca de conhecimentos quanto no compartilhamento de experiências com os acadêmicos. Acredito que é uma parceria que com certeza vai transcender para outras perspectivas futuras”, enfatiza.

A acadêmica do curso e presidente do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (Camvet), Tainara De Cezaro do Camvet, destaca que a UCEFF é a primeira universidade da região que tem essa vantagem e benefício aos estudantes. “É muito importante que nós enquanto alunos agarramos e abracemos essa oportunidade de adquirir mais conhecimentos e aprimorar nossos currículos”, conclui.