27 Out 2022

UCEFF apresenta nova Revista Científica

O evento de lançamento foi realizado na unidade de Itapiranga e foi transmitido online para todos os campus

Fomentar a iniciação científica. Esse é o intuito do lançamento da nova Revista Científica da UCEFF, que está de cara nova com um design exclusivo e uma plataforma acessível e moderna. O evento, que foi realizado na unidade de Itapiranga, foi transmitido online para todos os campus, onde professores e colaboradores puderam acompanhar as novidades.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Alexandra Raffaelli, o ensino superior possui três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão. “Unir esses pilares por meio da publicização de todo conhecimento que é produzido dentro da instituição é dar vida a ela”, diz.

Alexandra afirma que o momento de ressignificação das revistas é mais que um convite. “Esse chamado será constante, para que os professores e estudantes possam contribuir com conhecimento científico, experiências e vivências tanto em sala de aula quanto nos projetos integradores”, frisa.

Impulsionar o conhecimento

De acordo com Alexandra, por meio dessa ação, a UCEFF visa impulsionar o desenvolvimento de excelentes profissionais. “A iniciação científica impulsiona todas as áreas de conhecimento e contribui para que isso aconteça é o nosso maior desafio e dever enquanto instituição”, ressalta.

Ela pontua que a UCEFF acredita na evolução da sociedade a partir da produção científica e é por isso que fomenta a pesquisa. “Esse momento de renovação traz esse convite com muito mais ênfase para que toda a comunidade acadêmica contribua com tudo aquilo que produz”, explica.

Valorização da Ciência

Para o coordenador pedagógico da unidade de Itapiranga, Kurlan Frey, trata-se de um momento muito importante para a história da instituição. “Conseguimos unificar a UCEFF com as revistas de produção científica e olhar para a pesquisa com um olhar mais cuidadoso e carinhoso. Temos um excelente histórico com muitas produções e agora a possibilidade de nossos estudantes aproveitarem o espaço das revistas para ampliar o próprio currículo, assim como, abranger o que é produzido pela comunidade em geral e difundirmos o conhecimento por meio das revistas”, explica.

Douglas Franzen, editor das revistas científicas da UCEFF, aponta que a instituição possui há muitos anos uma plataforma com as produções. “Temos um histórico de caminhada com publicações e iniciações científicas reconhecidas no meio. O grande desafio agora é qualificar ainda mais o que produzimos para que possamos nos inserir no hall de produções acadêmicas e científicas que é crucial para a UCEFF”, enfatiza.

Conforme a coordenadora do Comitê de Ética e integrante do Comitê da Revista Científica, professora Fabiana Raquel Mühl, o lançamento do novo layout é uma grande conquista para a iniciação científica da UCEFF. “É uma oportunidade ímpar aos professores e os estudantes publicarem as pesquisas de Programas de Iniciação Científica, Projetos Integradores e Trabalhos de Conclusão de Curso, que fortalecerão cada vez mais as revistas da UCEFF”, conclui.

pesquisa