26 Jan 2024

UCEFF abre inscrições para as bolsas do Prouni

O Centro Universitário FAI (Itapiranga, polo Chapecó, polo Frederico Westphalen) a FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ, a Faculdade UCEFF de São Miguel do Oeste e a Faculdade UCEFF de Frederico Westphalen oferecem vagas para bolsas do Prouni no 1º semestre de 2024. As inscrições para o processo seletivo serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/prouni  no período de 29 de janeiro de 2024 até as 23 horas e 59 minutos de 01 de fevereiro de 2024, observado o horário oficial de Brasília - DF.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais (100%) a renda familiar bruta mensal per capita, deve ser de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%) a renda familiar bruta mensal per capita, deve ser de até três salários mínimos.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM referente à edição de 2022 ou de 2023, e que, cumulativamente, tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das notas e ter obtido nota superior a zero na redação, e não tenha participado do referido Exame na condição de “treineiro”.

Inscrição

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, acessando o portal do Prouni. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente:
I - efetuar seu cadastro no "Login Único" do governo federal e criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital, ou inserir o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, caso já possua uma conta gov.br.
II - informar endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o Ministério da Educação poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo do Prouni, e demais informações julgadas pertinentes;
III - preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;
IV - selecionar, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição (CENTRO UNIVERSITÁRIO FAI, FACULDADE EMPRESARIAL DE CHAPECÓ, Faculdade UCEFF de São Miguel do Oeste, Faculdade UCEFF de Frederico Westphalen), local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios referidos nos artigos 3º e 6º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015.As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é a última confirmada pelo candidato.

Chamadas, pré-seleção e aprovação

Encerrado o prazo de inscrição o Sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem 2022/2023. Serão realizadas duas chamadas. A primeira chamada será divulgada no dia 06 de fevereiro de 2024. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição, conforme anexo. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante outros documentos que julgar necessários.
O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será de 06 a 20 de fevereiro de 2024.
A segunda chamada será divulgada no dia 27 de fevereiro de 2024, com prazo para comprovação de informações de 27 fevereiro a 07 de março de 2024.

Lista de Espera

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. Para participar da lista de espera do Prouni, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/prouni, entre os dias 14 a 15 de marco de 2024. Os candidatos que manifestarem interesse em participar da lista de espera do Prouni, deverão comparecer à IES e entregar documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição no período de 19 a 27 de março de 2024.
É de exclusiva responsabilidade do candidato a observância dos prazos estabelecidos no Edital Nº 02, de 16 de janeiro de 2024, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://acessounico.mec.gov.br/prouni, ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161).
Segue em anexo a Portaria Normativa MEC Nº 1, de 2 de janeiro de 2015, que regulamenta o processo seletivo do Prouni, e o Edital Nº 2, de 16 de janeiro de 2024, referente ao Processo Seletivo do Prouni do Primeiro Semestre de 2024.

DOWNLOAD  Edital em PDF

DOWNLOAD  Portaria MEC / Prouni