25 Out 2022

Engenharias, Arquitetura e Agronomia se preparam para intercâmbio em universidade Argentina

Uma história de sucesso se repete. Na imagem, os acadêmicos e professores participantes do Intercâmbio na UTN em 2018

O intercâmbio entre a UCEFF e a Universidade Tecnológica Nacional (UTN) Los Reyunos, localizada em San Rafael, Mendonza, Argentina, está prestes a acontecer em sua segunda edição. “Fazem quatro anos que estivemos com um grupo de acadêmicos durante uma semana fazendo intercâmbio lá, e agora, vencida a pandemia, iremos voltar”, comemora a professora Mirdes Fabiana Hengen, que está organizando um novo grupo de acadêmicos para viajar. Ela explica que os contatos com a UTN se mantiveram desde a última visita, em novembro de 2018, a fim de proporcionar um grande intercâmbio de puro conhecimento.

Neste ano, o intercâmbio acontece de 11 a 21 de novembro envolvendo acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Agronomia, das unidades UCEFF Itapiranga e Chapecó, que serão acompanhados por dois professores, Mirdes e Helton Sossanovickz.

Conforme a professora Mirdes, serão 11 dias de muito aprendizado, onde os acadêmicos irão para as aulas na Universidade de lá, aprender sobre o desenvolvimento regional, cultura regional e forma de organização local. “O intercâmbio tem como objetivo principal, desenvolver o pensamento crítico nos acadêmicos, uma vez que as demandas locais são completamente diferentes. Além, é claro, de toda a parte acadêmica desse momento, contando com aulas todos os dias e nos dois períodos (manhã e tarde), todos os participantes terão a oportunidade de conhecer a região e a cultura”, salienta a professora.

A UTN proporcionará passeios a vinícolas locais, a Olivícola, bem como as usinas da região e a períodos de lazer, com passeios de catamarã e tirolesa para que o intercâmbio gere muitas lembranças positivas. Segundo a engenheira Analia da UTN, “está na hora de renovarmos as recordações”, fazendo menção ao último encontro realizado em 2018.

A professora Mirdes comenta que nestas viagens sempre se aproveita para conhecer a região. “Está programado um passeio, que ocorrerá ainda antes de chegar a Universidade, onde os acadêmicos irão conhecer o Parque General San Martin, o principal e mais antigo parque de Mendoza, com 307 hectares de áreas cultivadas e 17 km de trilha. Ele está localizado em Mendoza, a maior cidade no oeste da Argentina. Ou seja, será um intercâmbio de estudos, com aulas normais, porém com muito aprendizado extra e tudo foi pensado com muito carinho durante meses, afim de proporcionar uma experiência única a cada participante”, comemora a professora.

intercâmbio