Loading...

NOTÍCIAS

11 Out 2022

Curso de Nutrição finaliza workshop de exames com palestra online sobre microbiota intestinal

A palestra com a nutricionista Bruna Curi envolveu turmas do 4º e 6º período dos cursos de Chapecó, Itapiranga e São Miguel do Oeste

 

Promover novos aprendizados aos acadêmicos do curso por meio da presença de palestrantes especialistas. Esse é o intuito da palestra promovida pelo curso de Nutrição da UCEFF no dia 7 de outubro, que contou com a presença da nutricionista especialista em microbiota intestinal, Bruna Curi.

 

A palestra foi realizada de forma online com as turmas do 4º e 6º período dos cursos de Nutrição de Chapecó, Itapiranga e São Miguel do Oeste. O objetivo é que os estudantes possam conhecer mais sobre o exame da microbiota intestinal, como ele é feito, interpretado e o que os resultados mostram sobre a saúde.

 

Workshop

 

Segundo a coordenadora do curso, Micheli Mayara Trentin, a palestra da última sexta-feira (7) fechou o workshop de exames que teve encontros realizados nas datas de 24/06, 08/07, 05/08 e 30/09. Cada dia contou com um tema diferente relacionado a interpretação de exames laboratoriais.

 

“Esse workshop ocorreu em etapas, sempre nas sextas-feiras à noite de forma online para que todas as unidades da UCEFF tenham acesso. Participaram os estudantes do quarto e sexto período, pois já tiveram disciplinas iniciais sobre a temática”, explica.

 

Conhecimentos compartilhados

 

Micheli destaca a importância dos nutricionistas aprenderem a interpretar exames laboratoriais de forma adequada. “É fundamental para nós sabermos como adaptar uma dieta, calculá-la, se vamos precisar suplementar algum nutriente importante com o intuito de melhorar o estado nutricional do paciente”, detalha.

 

Temática relevante

 

De acordo com a coordenadora, tratar sobre a microbiota intestinal é de extrema importância dado o contexto atual. “A cada ano surgem mais patologias em nosso trato gastrointestinal e sabemos que o intestino é o segundo cérebro do corpo. Se ele não funciona de forma adequada na absorção de todos os nutrientes do organismo, bem como, a metabolização de alguns, acaba por prejudicar o bom funcionamento do organismo”, afirma.

 

Conforme Micheli, é crucial entender o estado da microbiota intestinal para prevenir doenças e conseguir atuar com a alimentação para a melhorar. “A partir de exames é possível verificar a existência de alguma patologia ou risco de desenvolvê-la, e atuar na prevenção e tratamento com o intuito de melhorar nossa qualidade de vida e o estado nutricional”, aponta.

 

Acesso à informação

 

Bruna Curi, nutricionista especialista em microbiota intestinal na BiomeHub, pontua que o laboratório de biotecnologia possui o intuito de deixar a medicina de precisão acessível a todos. 

 

“Trabalhamos com o foco em conhecimento do microbioma onde torna a decisão sobre a conduta clínica, terapêutica e nutricional mais precisa. Por meio da nossa palestra vamos apresentar os parâmetros utilizados no exame da microbiota intestinal, auxiliando a interpretação”, relata.

 

Aprendizado fundamental

 

A acadêmica do curso de Nutrição, Jamile Ulrich, ressalta a importância da temática abordada para a carreira dos futuros nutricionistas. “Esse assunto pode parecer um tanto quanto estranho, pois não é comum nas mídias, mas esses microrganismos "desconhecidos" impactam no funcionamento do nosso organismo, podendo ocasionar problemas e patologias, sendo motivo para ser estudada e entendida”, enfatiza.

 

Para Jamile, conhecer mais sobre a microbiota possibilita uma série de cuidados, desde diagnóstico precoce e preciso. “Entender de maneira mais detalhada tudo o que acontece no intestino humano é fundamental, pois auxilia no processo de formação de bons profissionais. Tudo o que ingerimos passa pelo trato gastrointestinal e entendê-lo é indispensável, portanto, procurar um médico ou nutricionista, conhecer e cuidar é fundamental para manter nossa saúde”, conclui.

Novos aprendizados


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento