10 Ago 2022

CREA PROMOVE ENCONTRO COM ESTUDANTES DE AGRONOMIA

A possibilidade de dividir com o outro experiências e aprendizados é um processo enriquecedor, transforma a realidade de quem ouve, mas também de quem fala. Na noite desta quarta-feira (27), os acadêmicos de Agronomia puderam viver essa experiência e conhecer o CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), órgão responsável por garantir que obras e serviços técnicos de Engenharia e Agronomia sejam executados por profissionais e empresas regulamentadas.

A fala foi comandada pela Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do Trabalho, Caroline Burtet. Ela é Coordenadora da Assessoria de Apoio às Instituições de Ensino e CREAjr-SC e faz parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina - CREA-SC. A palestrante conversou com os acadêmicos, tirou dúvidas e falou da trajetória da carreira de engenheiro e o papel do conselho nessa jornada.

O Engenheiro Civil, Maurício Gabriel, Coordenador Regional Titular Chapecó do CREA Jr-SC, também conversou com os estudantes e falou do trabalho que desempenha do órgão. Um espaço que proporciona poder conhecer melhor as regulamentações da profissão e possibilita trabalhar para o crescimento da área e da qualificação do mercado profissional.

A coordenadora do curso de Agronomia da UCEFF Chapecó, Magdalena Reschke Lajús Travi, explica que esse encontro é fundamental para que os formandos entendam como funciona o conselho que regulamenta a profissão e a importância dele no cuidado com a profissão e com as normas que norteiam a carreiras dos novos profissionais. "Juntei todos os acadêmicos do curso, os ingressantes para saber o que é o sistema CREA, os em andamento para participarem do CREA Jr, e formandos para compreender as etapas para obtenção da certificação profissional e benefícios após formados", esclarece.

O que é o CREA?

O CREA-SC existe há 64 anos e coincide com o crescimento exponencial da engenharia, da agronomia e da indústria catarinense. Teve papel fundamental na obtenção de investimentos externos e internos e no sentido de conduzir o Estado a um patamar de excelência na área tecnológica.

O órgão tem o objetivo de fiscalização, de controle, de orientação e de aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior, no estado de Santa Catarina.

Agronomia