16 Set 2024

Agronomia UCEFF: 20 anos de transformação e compromisso com o desenvolvimento regional

Em setembro de 2004, o Centro Universitário FAI (UCEFF Itapiranga) deu início a uma jornada que transformaria a paisagem educacional e agrícola da região: o curso de Agronomia. Com uma aula magna do professor Tarcísio Kummer, o curso começou com 100 estudantes, coordenado pelo professor Leandro Hahn. A estrutura inicial, em parceria com o Colégio Agrícola em Sede Capela, ofereceu aos alunos uma base sólida para a formação prática e teórica.

A criação do curso foi vista como uma vitória para a região, atendendo à demanda reprimida de estudantes que, até então, precisavam se deslocar para grandes centros urbanos. Os investimentos em infraestrutura, laboratórios e áreas experimentais permitiram que a qualidade do ensino se destacasse, o que atraiu cada vez mais estudantes e professores qualificados de diversas regiões do país.

Ao longo dos anos, o curso cresceu e se consolidou, sempre buscando inovações pedagógicas e práticas para melhor atender as necessidades dos alunos e do mercado de trabalho. Em 2009, o reconhecimento do curso pelo MEC, com nota 4, foi um marco que validou o empenho da Instituição em formar profissionais de alta qualidade. Desde então, o curso tem se adaptado às novas exigências, como a introdução de metodologias híbridas e a ampliação da oferta de turmas no período noturno.

Para o coordenador e egresso do curso, professor Neuri Feldmann, hoje, 20 anos depois, a Agronomia da UCEFF é referência em ensino, pesquisa e extensão na região e já formou 678 profissionais que atuam nas mais diversas regiões do Brasil e do mundo. Com um corpo docente qualificado, projetos de pesquisa robustos e parcerias com empresas e instituições renomadas, a UCEFF continua a formar Engenheiros Agrônomos que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil.

Este aniversário é uma celebração não só do passado, mas do futuro que o curso de Agronomia ainda tem a construir, sempre comprometido com a educação de excelência, a inovação e o protagonismo no desenvolvimento regional.

Agronomia