Loading...

NOTÍCIAS

11 Jul 2022

Além das fronteiras: egresso de agronomia da UCEFF faz intercâmbio nos Estados Unidos

 

O gaúcho Marco Antônio Machado Ribas, de 22 anos, estava disposto a encarar uma realidade diferente, sair da zona de conforto e enfrentar um mundo totalmente estranho. Para isso ele viajou em busca dos seus objetivos. Natural de Nonoai, no Rio Grande do Sul, ele ganhou o mundo por meio da agronomia. Marco é egresso da UCEFF e hoje faz intercâmbio nos Estados Unidos. 

 

Nascido e criado no ambiente da agricultura, sempre sentiu uma forte ligação com o espaço e suas possibilidades. Mesmo ainda muito jovem sempre teve a certeza de que aquele seria o caminho que iria seguir. 

 

A professora Magdalena Lajus Travi é a coordenadora do curso de Agronomia da UCEFF Chapecó, e foi ela quem deu o empurrãozinho que faltava em Marco.  Quando ele terminou o ensino médio pode conhecer a professora Magdalena, em uma feira de profissões. “Em poucas palavras, ela me convenceu a ingressar e abraçar essa profissão, que só tem me dado satisfações", conta.

 

Mas além do universo agro, Marco sempre foi admirador da cultura norte-americana e principalmente da língua inglesa. “Antes mesmo de ingressar na faculdade, já era um desejo vir para os Estados Unidos, para estudar ou trabalhar como trainee. Ao fazer algumas buscas por agências e conversar com pessoas que já fizeram o mesmo intercâmbio, encontrei a CAEP, por quem fui muito bem atendido”, relata. 

 

Marco precisou passar por um processo de seleção e a partir da aprovação em todas as etapas foi selecionado para ingressar na ‘ENANDER SEED FARM’, a fazenda onde ele está. “Desde minha chegada, percebo que estou em um processo de evolução constante, acelerado e sobretudo consistente. A experiência me faz conhecer o mundo fora da perspectiva em que estava acostumado, assim, tudo se torna mais enriquecedor”, explica.

 

 

O engenheiro agrônomo conta que por estar em um ambiente diferente e ter a oportunidade de se “relacionar com pessoas vindas de outras culturas já é muito bom. A cada dia estou mais realizado por ter acesso a tantas tecnologias e ver coisas que nem imaginava que pudessem existir. Tudo isso é algo sensacional para mim”, conta. 

 

Marco encoraja os colegas de profissão a se aventurar nas possibilidades e encarrar os desafios. “Na minha opinião, nós, alunos de agronomia e recém-formados, precisamos estar preparados para qualquer jornada que tivermos que enfrentar nas nossas vidas. Por isso, sempre levei comigo, até antes mesmo de ingressar na faculdade, a necessidade de dar o meu máximo em tudo e poder adquirir o maior conhecimento possível, estando preparado, assim, para todas as adversidades da vida pessoal e profissional”, conta. 

 

Quanto ao futuro, muito cuidadoso, Marco fala que após encerrar a jornada nos Estados Unidos, no retorno ao Brasil, pensa “em estar bem preparado para qualquer desafio, seja na propriedade rural de minha família, onde já vinha trabalhando, seja em outros projetos que porventura surjam em meu horizonte profissional”, finaliza. 

Agronomia


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento