23 Jun 2023

Medicina Veterinária da UCEFF é Nota 5 no MEC

“Esta nota é um reflexo do que é a essência do nosso curso de Medicina Veterinária”, comemora o coordenador Ramiro Bonotto.

Na última semana a Medicina Veterinária da UCEFF Itapiranga recebeu visita de avaliadores do Ministério da Educação para renovação de reconhecimento do curso. A nota obtida na avaliação foi anunciada para os professores e acadêmicos na tarde desta sexta-feira, 23. O professor Ramiro lembrou que o curso foi autorizado ainda em 2006, porém iniciou as atividades efetivamente no primeiro semestre de 2007 com aulas no Bloco A e atividades práticas em Sede Capela, no então Colégio Agrícola. “No início era uma estrutura bem mais singela se comparada ao que existe hoje, porém sempre atendendo toda demanda que o curso necessitava”, destaca o professor Ramiro, formado na terceira turma do curso de Medicina Veterinária de Itapiranga.

A primeira parte do Hospital Veterinário, atualmente chamado de Núcleo de Práticas Veterinárias (Nupvet) foi inaugurado em 2010 e ampliado em 2015 para atender a demanda do curso. “Prezamos por um ensino de excelência, com a preocupação de formar seres humanos melhores, não só bons médicos veterinários com alto grau de ética e seriedade, mas também na vida pessoal. Esta nota 5 é a cereja do bolo que fecha exatamente com o que é nosso curso. A gente tem essa excelência, essa qualidade, através de um grupo de professores extremamente gabaritados, tem uma infraestrutura muito boa, não só de laboratórios mas também o Nupvet vinculado a pequenos e grandes animais. Somos das únicas instituições de Santa Catarina com bloco cirúrgico de grandes animais atendendo cirurgias de equinos funcional, aberta ao público, e a parte das propriedades conveniadas onde conseguimos colocar nossos alunos diretamente nas atividades práticas. Esta nota 5 vem para comprovar a excelência que o curso de Medicina Veterinária tem”, finaliza o coordenador Ramiro.

O reitor Leandro Sorgato, em nome da mantenedora, parabeniza o grupo de professores, coordenação, gestão e estudantes, pela excelente nota na avaliação do MEC, com média contínua muito alta, o que reforça o compromisso de que a Instituição está trilhando o caminho certo. “É isso que faz a gente acreditar que através de uma educação séria e inovadora podemos contribuir com a comunidade regional”, reforça Sorgato.

Já a pró-reitora acadêmica, professora Alexandra Raffaelli, se emocionou ao anunciar a nota máxima para o grupo de professores e acadêmicos na tarde dessa sexta-feira, 23. Citando os professores presentes e os demais que fazem parte da história do curso de medicina veterinária, se referiu ao termo excelência, dizendo que ser excelente é fazer muito além da obrigação. “Vocês professores, fazem muito mais que a obrigação. Vocês têm a obrigação como ponto de partida e não como fim, o saber e o fazer vão muito além da sala de aula. Vocês acompanham a trajetória de cada estudante, preocupam-se com a qualidade de ensino, são inspiração e tenho certeza que farão de vocês estudantes, excelentes profissionais. A nota 5 é sobre excelência e merecimento”, enfatiza a pró-reitora Alexandra. A professora aproveitou para agradecer as coordenações do curso e toda família UCEFF, sem esquecer das propriedades conveniadas que garantem a possibilidade de todas as práticas para a formação dos estudantes.

Medicina Veterinária