01 Out 2018

EDUCAÇÃO FÍSICA SERÁ O NOVO CURSO DA UCEFF ITAPIRANGA

Um novo curso cruza a linha de chegada da UCEFF Itapiranga no Vestibular 2019. A novidade desta edição é o curso de bacharelado em Educação Física, aprovado pelos Conselhos Superiores do Centro Universitário, para atender uma demanda regional. "Este é o primeiro curso a ser ofertado após conquista da autonomia universitária", comemora a pró-reitora Lenir Luft Schmitz.

De acordo com o professor Daniel Skrsypcsak, que vai assumir a coordenação, o curso prepara o futuro profissional para trabalhar em atividades voltadas a promoção, prevenção, reabilitação e manutenção da qualidade de vida associada a saúde, esporte, lazer e recreação. "O curso será desenvolvido com alta interação entre teoria/prática e uso de metodologias ativas com componentes específicos desde o primeiro semestre até o final do curso", destaca o coordenador.

Para o professor, os formados neste curso poderão exercer atividades de planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física, individuais e coletivos, para crianças, jovens, adultos, idosos, grupos de riscos em relação a determinadas doenças, entre outros. Essas atividades podem ocorrer em academias, hospitais e clínicas especializadas, áreas públicas, clubes esportivos e comunitários, escolinhas de esporte de rendimento ou fomento a inclusão, condomínios residenciais, atendimento individualizado ou domiciliar (personal training), indústrias ou empresas que oferecem atividades laborais, hotéis, instituições carcerárias, spas, saúde pública, emissoras de rádio e televisão entre outros.

"Os graduados poderão atuar também como técnico em esportes, administrador esportivo (gestão), em assessoria técnica esportiva ou ainda, atuar na área de pesquisa científica ou em outras que envolvam as atividades físicas ou esportivas. Ou seja, ligados ao campo da área não formal, além de outros campos que venham a oportunizar o entendimento das relações e importância das práticas dos diferentes tipos de atividades físicas", explica Daniel.

O coordenador salienta que o bacharel em Educação Física tem muito espaço no mercado de trabalho, podendo encontrar oportunidades em diversos segmentos, públicos ou privados. Independente da área de atuação, o profissional desenvolverá conhecimentos para propor atividades de acordo com as características, as necessidades e os limites de cada pessoa ou grupo participante.

"Estamos planejando os laboratórios necessários para qualificar ainda mais a estrutura disponível na UCEFF e formulando convênios com academias, associações, clubes e escolas públicas para oferecer espaços adequados para às práticas dos acadêmicos, propiciando uma sólida formação", enfatiza o coordenador Daniel Skrsypcsak.

Itapiranga entrevista 20/09/2018 da Rede Peperi