Após meses de análises e discussões, o grupo de estudos, pesquisa e extensão do curso de Engenharia Civil (GEPERSCC) do Centro Universitário FAI, constituído por acadêmicos e professores orientadores Maciel Welter e Givanildo Martins de Quadros, elaborou um projeto piloto para execução de campo de testes em vias de trânsito urbanas e rurais, contendo pavimentação com utilização de resíduos sólidos provenientes da construção civil, o chamado entulho ou caliça.
Entre diversos objetivos do estudo, um deles é demonstrar aos envolvidos na construção civil que os resíduos sólidos gerados de suas práticas, podem ser processados, reciclados e reutilizados de forma sustentável técnica e econômica, desde que separados e triados de forma correta na fonte de geração.
De acordo com o professor Maciel, o primeiro desafio do Grupo de Pesquisa foi elaborar a gestão para obter os resíduos sólidos, bem como coletar e transportar estes no município de Itapiranga, já que seriam a matéria prima e objeto do estudo. Os desafios continuavam, pois, parte do entulho coletado estava misturado com outros materiais como plásticos, madeira e ferro, os quais precisaram ser retirados e separados.
Através de parceria firmada com a Empresa Albater, a qual disponibilizou seu parque industrial, foi possível armazenar, separar e fragmentar (moer) os resíduos sólidos em tamanhos possíveis de serem aproveitados para pavimentação das vias de trânsito.
Com os resíduos processados, no dia 17 de novembro passado, contando com a contribuição do Município de Itapiranga através da Secretaria de Transportes e Obras, foi possível executar o campo de testes em estrada devidamente inclinada e preparada, localizada na comunidade da Linha Popi, em um trecho de 200 metros de extensão, contendo quatro partes de 50 metros cada, implantadas da seguinte forma:
A fase de momento é de monitoramento e acompanhamento da evolução e durabilidade dos quatro trechos do campo de testes, sendo realizados nos próximos três meses pelos acadêmicos e professores integrantes do Grupo de Estudos, com emissão de relatório ao final do experimento.
O grupo de estudos, pesquisa e extensão agradece a coordenação do curso de Engenharia Civil e direção do Centro Universitário FAI, Empresa Albater e Município de Itapiranga, os quais em parceria viabilizaram a execução deste campo de testes.