Visando o cumprimento das 20 horas de ação social em contrapartida ao benefício da bolsa de estudos do Artigo 170 Estudo do UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina), os acadêmicos bolsistas executaram o projeto “Doe Sangue, Doe Vida!”.
Esse projeto tem um impacto muito significativo, tanto na conscientização quanto na prática social. A diminuição na doação de sangue é uma preocupação crescente, e iniciativas como essa são fundamentais para engajar a comunidade e garantir que o estoque de sangue nos hemocentros seja adequado.
A ideia de envolver os acadêmicos bolsistas e a participação especial da professora Débora, coordenadora do curso de Enfermagem foi uma excelente forma de mobilizar a comunidade em potencial para essa causa. Além disso, a organização e promoção das ações desenvolvidas em cada município, com a identificação de possíveis doadores e a coordenação com as secretarias de saúde para transporte, é uma forma prática de garantir que a doação de sangue aconteça de forma eficiente.
A criação de cartilhas com dados sobre os tipos sanguíneos em falta foi uma estratégia muito eficaz, pois fornece informações claras e urgentes que podem motivar mais pessoas a se envolverem. O fato de os bolsistas também indicarem pessoas para as doações demonstra um olhar proativo e empático, incentivando a solidariedade dentro da própria comunidade.