Visando o cumprimento das 20 horas de ação social em contrapartida ao benefício da bolsa de estudos do Artigo 170 Estudo do UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina), os acadêmicos bolsistas executaram o projeto “Doe Esperança!”.
O objetivo do projeto foi de executar campanhas de arrecadações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e roupas, com o propósito de oferecer esperança por meio de doações para instituições sem fins lucrativos e pessoas com vulnerabilidade social, promovendo a integração entre Instituição de Ensino e as comunidades e municípios da região oeste catarinense. Através da coleta, o projeto tem como intuito promover a sensibilidade da comunidade sobre a importância da doação e de organização de campanhas de doações em toda a região, desta forma, enaltecendo a importância e relevância desse gesto solidário.
O projeto justifica-se pela importância de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar daqueles em situação vulnerável, demonstrando que gestos e iniciativas locais podem inspirar a comunidade a se preocupar com essas questões. Para divulgação da campanha, utilizou-se as redes sociais e visitas presenciais em locais estratégicos, e a utilização de caixas personalizadas com a logo da campanha que foram distribuídas tanto na Uceff, como em estabelecimentos comercias e órgãos públicos de toda região.
A conscientização na comunidade sobre a importância da solidariedade e doação, resultou em quantidades significativas de arrecadações. A distribuição eficaz desses recursos as instituições e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, é de proporcionar melhorias tangíveis em suas vidas. Além disso, a participação ativa de bolsistas fortalecerá os laços entre a universidade e a comunidade local e regional, promovendo um ambiente de cooperação e empatia. O projeto teve o intuito de ajudar a comunidade e transmitir uma mensagem do bem, uma mensagem de cuidado e solidariedade na região, incentivando a comunidade e sociedade, a doar esperança.