Na disciplina de Topografia e Geodésia I do curso de Engenharia Civil, ministrada pelo professor Valdemir Land, os acadêmicos iniciam tendo contato direto com os equipamentos utilizados para medição de áreas. De acordo com o professor, primeiramente são repassadas as informações teóricas para um bom embasamento e depois acontece o contato prévio com os equipamentos em sala de aula. Mais tarde, os alunos são levados a campo onde acontece a atividade prática. \"Um bom profissional se forma tendo um bom conhecimento teórico e uma boa prática\", salienta o professor.
O Centro Universitário FAI, disponibiliza para aos acadêmicos diversos equipamentos, desde teodolitos dos mais variados modelos e gerações, até a estação total, que é um equipamento moderno de alta precisão, medindo distâncias com precisão milimétrica. Na área de geodésia, o acadêmicos tem oportunidade de conhecer os equipamentos mais modernos disponíveis, como o GPS geodésico RTK, disponibilizados para prática pelo professor Land.
Conforme o professor da disciplina e profissional na área, as aulas práticas realizadas foram de grande aproveitamento pelos acadêmicos, possibilitando contato com os aparelhos, acompanhando o processo de instalação e operação dos mesmos na medição de distâncias e ângulos. Land salienta ainda que o período acadêmico é para os estudantes um momento para aprender sobre as diversas áreas de sua habilitação, sendo que a prática no campo dá uma visão mais ampla da área em estudo. \"A aula prática realizada serve de base para os conteúdos seguintes da disciplina, possibilitando o entendimento dos processos de medição de uma área de terra\", explica o professor.