Os mesmos princípios da psicologia comportamental em humanos podem ser aplicados aos animais. É isso que explica o doutor em Psicologia Clínica, Mauro Lantzman. Se os humanos sofrem de transtornos associados à ansiedade da separação, a mesma coisa acontece com diferentes espécies.
Por isso, técnicas são desenvolvidas para que esse comportamento possa ser minimizado. Essa foi a temática trabalhada pelo consultor em Medicina do Comportamento e Bem-estar Animal em uma das oficinas realizadas durante a 2ª Conferência Internacional em Bem-estar Animal (CIBEA).
Também foram realizadas a oficina com o médico veterinário Leonardo Vega sobre bem-estar animal no manejo de pré-abate e abate de aves, suínos e bovinos e com Martin Ochoteco sobre a doma racional de cavalos. O objetivo foi oportunizar conhecimento prático dos assuntos debatidos nas palestras.
Conferência Internacional
Durante a CIBEA, promovida pelos cursos de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó e UCEFF Itapiranga, foram realizadas, também, palestras, mesa-redonda e defesa de artigos científicos para discutir o bem-estar em diferentes espécies de animais. São parceiros da 2ª Conferência Internacional em Bem-estar Animal (CIBEA) as seguintes entidades: Bramed, OutMix Aluguéis , Estúdio A, Mesc Construções, Gráfica Expresso, S&V Móveis Planejados, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e Unicred.