Na última sexta-feira (7/5) aconteceu em Itapiranga a inauguração do Centro Histórico Germânico, idealizado pelo empresário Inácio Oswald. O local abriga grande parte da história da colonização de Porto Novo, atual Itapiranga, a partir de 1926. “Com este empreendimento quero homenagear todos que, assim como meus pais, que não mediram esforços, não perderam a fé e a esperança, trabalharam arduamente, unidos, na crença de viverem dias melhores”, disse o idealizador.
Segundo Inácio Oswald, o Centro Histórico Germânico foi sonhado e criado com muito carinho e dedicação, para homenagear todos os antepassados, em especial seus pais. Inácio destacou que o objetivo é deixar um legado para as próximas gerações, contando a história de Itapiranga em dez unidades temáticas e espaços internos contemplativos. Oswald também citou que o empreendimento é reconhecido como entidade cultural pelo Ministério da Cultura.
O reitor Leandro Sorgato disse que traz a Instituição de Ensino para fazer a conexão desde local com a educação, a história e o resgate regional que tem forte vocação educativa. “A gente não cansa de falar dos indicadores de educação que temos nesta região, que são muito acima da média estadual e imensamente acima da média estadual, nas redes pública e privada, e isso é mérito da cultura de um povo. Isso tudo é mérito de um povo que viu na educação a mola propulsora do desenvolvimento”, destacou Sorgato.
O prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, parabenizou o empreendedor pelo investimento realizado, reconhecendo a importância do espaço idealizado para a preservação e valorização da riqueza natural, histórica e cultural de Itapiranga, que já possui o selo de Berço Nacional da Oktoberfest. Ribas também mencionou que o Centro Histórico Germânico é um atrativo que vai impulsionar ainda mais o turismo na região.
O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, lembrou das dificuldades passadas pelos colonizadores que chegaram a esta região ainda no século passado para desbravar estas terras. “As construções aqui existentes e as ferramentas expostas me fizeram lembrar da minha infância com meus pais. Este espaço resgata toda a história da região e te parabenizo por este investimento”, disse o presidente.
Já o professor historiador, Leandro Mayer, fez uma reflexão em torno da história de Itapiranga e a importância deste Centro Histórico para a região. “Hoje a nossa geração tem a oportunidade de reviver as suas dificuldades na condição de desbravadores das matas de Porto Novo e lhes prestar reverência por tudo aquilo que fizeram por todos nós, especialmente pelo desenvolvimento regional e pelos ensinamentos e legados, em especial a vida comunitária e a cooperação... Venha conhecer este espaço temático, viajar no tempo e pela história de Porto Novo, pela história da imigração alemã, que em 2024 vai completar 200 anos no Brasil”, convidou o professor.
O empreendimento está localizado às margens da rodovia SC-163, em La. Cordilheira, Itapiranga. O Centro Histórico possui 30 pontos internos mapeados, dentre eles, dez construções temáticas, que retratam a história da colonização a partir do ano de 1926, na antiga Porto Novo. O local está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 19h, e conta com restaurante e espaço para comercialização de lembranças. O valor do ingresso varia de acordo com a faixa etária.
Assista à inauguração na íntegra, transmitida pelo Facebook. Siga o Centro Histórico Germânico no Instagram @centrohistoricogermanico