De 20 a 22 de setembro, os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UCEFF Itapiranga e Chapecó participaram de uma enriquecedora viagem de estudos para Curitiba, marcada por visitas técnicas e momentos de aprendizado prático em empresas renomadas e importantes pontos turísticos.
A viagem foi acompanhada pelos professores Niloar Bissani, Sadi Reckziegel e Norberto Lengert, que acompanharam os alunos em todas as atividades, oferecendo orientação e promovendo discussões sobre o mercado de trabalho e as práticas de gestão observadas.
Entre as visitas realizadas, destaca-se a passagem pela empresa Hellograf - Gráfica & Editora, onde os alunos puderam conhecer de perto processos inovadores e discutir estratégias de gestão utilizadas no setor. Além disso, teve visita a Agência Curitiba, com falas sobre ecossistema da inovação da capital paranaense - o Pinhão Hub. Os futuros profissionais tiveram a oportunidade de uma rica troca de experiências e ampliando a visão dos acadêmicos sobre suas futuras áreas de atuação. A visita ao Memorial da Segurança no Transporte trouxe uma experiência única aos alunos e professores, pois reúne história e tecnologia que mudam comportamentos no trânsito.
Além das atividades técnicas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel, uma das principais atrações turísticas do Paraná, e diversos pontos de interesse cultural em Curitiba, proporcionando momentos de descontração e integração entre os participantes.
Para a coordenadora dos cursos de Gestão da UCEFF Itapiranga, Rosiane Oswald Flach, As visitas técnicas se apresentam como excelentes fontes de aprendizado, pois além de permitir conhecer diferentes segmentos, durante as visitas técnicas, os alunos têm a chance de interagir com profissionais da área, o que pode abrir portas para estágios, oportunidades de emprego e conexões profissionais futuras. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar o ambiente empresarial de perto. Isso ajuda a ampliar suas perspectivas e os incentiva a pensar de forma mais abrangente e inovadora sobre os desafios de gestão.
Segundo os professores, a viagem não só fortaleceu os laços acadêmicos como também possibilitou uma imersão prática no universo da gestão, permitindo que os estudantes vivenciassem desafios e oportunidades do mercado. "Esse tipo de experiência é fundamental para conectar a teoria da sala de aula com as demandas reais do mercado", destacou o professor Sadi Reckziegel.
Para a acadêmica de Administração Gabrieli Thielke, "a viagem realizada para a capital paranaense foi uma experiência maravilhosa. Conhecer como são produzidos os produtos que estão à nossa disposição e qual o processo de gestão que a empresa passou para chegar ao patamar que está no momento é essencial para a nossa formação. Os passeios realizados nos pontos turísticos nos introduzem à cultura local e nos deixam maravilhados com a beleza que possuem. Levamos para nossa vida profissional e pessoal ensinamentos repassados a cada dia da excursão".
A viagem de estudos reafirma o compromisso da Instituição com a formação integral de seus alunos, oferecendo experiências que vão além da sala de aula e que contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.