19 Jul 2023

III Jornada Interdisciplinar em Saúde é realizada

O evento online foi realizado entre os dias 17 e 18 de julho

Promover a integração dos acadêmicos da área da Saúde e colocar em pauta temáticas relevantes e atuais. Esse foi o intuito da III Jornada Interdisciplinar em Saúde, evento online que envolveu todas as unidades da UCEFF e que ocorreu entre os dias 17 e 18 de julho.

Na oportunidade, participaram estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Quiropraxia e Psicologia. Os alunos também puderam submeter trabalhos acadêmicos que foram apresentados durante o evento.

A primeira noite contou com duas palestras cujas temáticas foram: “Inovação e tecnologias em Saúde” com a convidada Jouhanna Menegaz e “Empreendedorismo na Saúde”, ministrada pela convidada Elaine Dorneles. Já na segunda noite da Jornada, outras duas palestras foram realizadas, sobre “Humanização em Saúde” e “Inovação, Tecnologia e Gestão em Saúde Pública”, realizadas por Maikelli Simes e Rafael Nicolodi, respectivamente.

Momento enriquecedor

Segundo a coordenadora dos cursos de Nutrição da UCEFF, Micheli Trentin, a III Jornada Interdisciplinar em Saúde conseguiu abranger todos os cursos e agregou novos conhecimentos para os acadêmicos que participaram.

“As transformações e atualizações que ocorrem nos fazem pensar fora da caixa e ver um mundo de possibilidades para as várias áreas da Saúde. Nesta edição pensamos em trazer temáticas focadas na inovação e novas tecnologias com foco no empreendedorismo. Foi proveitoso poder dialogar com outros profissionais da Saúde e descobrir as novidades do setor a partir de olhares diferentes”, pontua.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da UCEFF Chapecó, Tiffany Leal, as temáticas escolhidas permearam todos os processos envolvidos dentro das profissões da área da Saúde. “Seja o empreendedorismo na hora de montar o próprio negócio ou a inovação para conseguir se adaptar ao mercado de trabalho, bem como o uso da tecnologia nos mais variados contextos. Nossa Jornada foi realizada com o objetivo de preparar o acadêmico para os diversos desafios do mundo profissional”, aponta.

Temáticas humanas e abrangentes

De acordo com a médica e palestrante de uma das noites da III Jornada Interdisciplinar em Saúde, Maikelli Simes, que tratou sobre “Humanização em Saúde”, a integração da medicina com o cuidado humano permite que possamos tratar não apenas o corpo físico, mas também a mente e o espírito dos nossos pacientes.

“ Ao longo dos anos, testemunhei como a conexão humana e o respeito mútuo entre médico e paciente têm um papel significativo no processo de cura e bem-estar. É fundamental reservarmos tempo para ouvir nossos pacientes, e permitir que eles expressem as preocupações, medos e dúvidas. Assim, criamos um ambiente no qual a empatia, compaixão e a qualidade dos cuidados se combinam para impulsionar resultados positivos em busca de saúde e qualidade de vida. Cada pessoa é mais do que apenas um conjunto de sintomas ou uma coleção de resultados de exames laboratoriais”, declara.

Simone de Quevedo, estudante do quinto período de Nutrição, destaca que o conhecimento agregado em eventos como esse é fundamental para que se possa formar profissionais ainda mais dedicados, responsáveis e, acima de tudo, humanos. “É importante nos familiarizarmos cada vez mais com as evoluções cotidianas, pois precisamos estar sempre em movimento. Na área da Saúde é primordial estarmos nos aperfeiçoando cada vez mais, pois trabalhamos diretamente com outros seres humanos”, finaliza.

Novos conhecimentos