21 Set 2022

Curso de Ciências Contábeis tem três trabalhos acadêmicos aprovados

Dois artigos irão integrar capítulos de livros e o outro será apresentado em Congresso de Controladoria e Finanças

A pesquisa é sem dúvida um dos pontos mais importantes do meio acadêmico. Sem ela, novos estudos, ciências e maneiras de pensar a profissão, não seriam possíveis. Por isso, os cursos de graduação da UCEFF são incentivadores da produção científica na universidade.

Este trabalho tem rendido frutos, prova disso é a aprovação de três trabalhos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, sendo dois para integrar capítulos de livros e o outro para ser apresentado em um Congresso de Controladoria e Finanças.

Enriquecimento da formação

Para a coordenadora do curso, professora Leossania Manfroi, o trabalho científico oportuniza que o aluno desenvolva uma análise crítica e permite que ele saiba se posicionar. “Quando você faz uma pesquisa, o primeiro ponto é identificar um problema e o caminho para encontrar a solução dessa questão. Tudo isso cientificamente”, pontua.

Leossania destaca que para o estudante fazer essa caminhada, ele precisa de um embasamento teórico, do método científico para atender o problema e de uma pesquisa prática aplicada para conseguir então chegar no resultado.

“Penso que a pesquisa é a forma que nós mais estimulamos a leitura e o pensamento dos nossos alunos. Por isso, os incentivamos a submeterem esses trabalhos em congressos e eventos científicos. Nós estamos desenvolvendo cientistas, pensadores, críticos, preparando novos professores, então, isso é muito importante para o desenvolvimento de uma sociedade. Vemos que sempre vale muito a pena incentivar esse tipo de trabalho para que a educação seja continuada”, afirma.

O ganho da ciência

A orientação dos três trabalhos foi feita pela mestre em administração, professora Citânia Bortoluzzi. Ela destaca que a publicação de artigos científicos, bem como, a participação em congressos, oportuniza a divulgação do trabalho realizado pelos acadêmicos com o  auxílio dos professores. “Isso oportuniza que a comunidade acadêmica e o público em geral, conheçam as diferentes áreas do conhecimento e os respectivos temas”, frisa.

Citânia pontua que a ciência beneficia a todos. “Para a sociedade em geral, a pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes, ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo”, conclui.

Trabalhos aprovados

Os estudantes do oitavo período do curso de Ciências Contábeis da UCEFF, Izabelle Zanchet Smaniotto, Mateus André Rama e João Vitor Biondo, tiveram o artigo aprovado para integrar um capítulo do livro digital “Dilemas Sociais na Contemporaneidade: Evidências e Considerações em Pesquisa”. O livro está sendo organizado e será publicado com o International Standard Book Number (ISBN, que é o sistema internacional de identificação de livros e softwares Conselho Editorial e Identificador de Objeto Digital, o DOI.

Para Izabelle, a importância do trabalho ser aprovado para estar no livro se dá justamente nas possibilidades futuras que essa participação oportuniza. “É gratificante, pois é um trabalho realizado com uma empresa aqui de Chapecó. O papel do curso perante esse processo foi muito bom, pois o artigo foi realizado em uma matéria de corporativa, na qual o aluno realiza pesquisas e desenvolve artigos com assuntos diversos. Ficamos felizes com o convite”, ressalta.

Outro artigo que foi aprovado para integrar como capítulo de um livro, é a pesquisa da egressa do curso de Ciências Contábeis,  Rosane Fátima Dall’Agnol. O trabalho integrará o e-book Tópicos em Administração, organizado pela Editora Poisson e que terá ISBN, DOI, ficha catalográfica e corpo editorial.

Ricardo de Paula Vieira da Silva, contador formado neste ano pela UCEFF, foi escolhido para apresentar um artigo, desenvolvido durante o curso, no 12° Congresso UFSC de Controladoria e Finanças.

Experiências novas e gratificantes

Ricardo apresentou o trabalho na última terça-feira (20). Para ele, é válido todo aluno e profissional contribuir com pesquisas acadêmicas, seja de temas novos no mercado ou assuntos há muito já debatidos, pois segundo o contador, há sempre espaço para novas descobertas e pontos de vista, além de ser uma experiência muito gratificante.

“No meu caso, poderia ter feito o comparativo de balanço entre empresas que é um assunto que eu me dou bem, ou custos que adoro fazer, mas escolhi um tema pouco abordado na contabilidade, que é o uso da inteligência artificial, como ela pode vir a ser cada vez mais útil para os profissionais e a visão dos acadêmicos sobre ela. Me interesso bastante por esses avanços na tecnologia e decidi embarcar nessa jornada”, detalha.

Conforme Ricardo, por ter sido o primeiro artigo e ainda mais sobre uma temática que tem pouca referência na área contábil, foi um desafio. “Ter meu artigo aprovado para ser apresentado em um congresso é uma honra e uma surpresa enorme. É um combustível para continuar a colaborar com pesquisas acadêmicas que podem ser muito úteis no futuro”, conclui.