28 Out 2022

Alunos vivem experiência universitária na UCEFF

Os participantes do programa Acadêmico Por Um Dia puderam vivenciar um pouco do curso e da instituição na prática

Ah, o Ensino Médio! Quantas lembranças boas dessa época na qual tudo mudou tão rapidamente. De repente tivemos que escolher nosso futuro acadêmico, nossa profissão e tudo isso no auge da nossa adolescência. Não foi nada fácil. Mas com o intuito de tornar esse momento menos complicado aos alunos, a UCEFF realiza o programa Acadêmico Por Um Dia, que oportuniza a vivência da instituição aos estudantes.

Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer os cursos de interesse e a estrutura da UCEFF, bem como, tirar dúvidas com os colegas e professores. Afinal, tem coisas que não se explica, se vive!

Uma ponte ao ensino superior

Eduarda Werlang, esteve na sala de maquetaria do curso de Arquitetura e Urbanismo para viver a experiência de ser acadêmica UCEFF. Ela conta que está no terceiro ano do Ensino Médio e na escola tem feito projetos e plantas baixas de pontes, o que fez com que se interessasse pela área.

“Arquitetura e Urbanismo está entre os cursos que gostaria de cursar e tendo essa experiência por um dia vai ajudar a fazer nosso projeto. É o segundo curso que eu venho e é bem interessante, tem muitas informações. Vim também em Tecnologia da Informação porque sempre gostei de mexer em computador, celular e saber mais sobre eles. Essa oportunidade me ajudará na escolha”, diz.

Para Fernando Kich, que também está em dúvida do curso que irá escolher, participar do Acadêmico Por Um Dia é uma oportunidade muito boa para ajudar nesse momento. “Estou entre Engenharia ou Arquitetura, então é muito bom observar como é cada curso e ter esse contato com os alunos e professores, tanto nas aulas práticas quanto nas teóricas, para me auxiliar na escolha de um dos cursos”, afirma.

Já a aluna Ana Júlia da Rosa, escolheu Arquitetura e Urbanismo certa de que o futuro será na área. “É uma área que gosto e sempre tive o interesse de conhecer como funciona e me vejo como uma arquiteta no futuro. Essa oportunidade para nós que estamos saindo do Ensino Médio é fantástica, pois podemos conhecer e ver se é isso que queremos na realidade”, ressalta.

Momento de escolha

Segundo Kawany Taborda, aluna que está para concluir o Ensino Médio, o momento de escolha é assustador. “Há uma pressão para decidirmos logo nosso futuro, mas não é bem assim. É um turbilhão de sentimentos, pois tudo que é novo assusta um pouco”, relata.

Ela que foi acadêmica por um dia nos cursos de Psicologia, Sistemas de Informação e Fisioterapia, conta que para alunos que estão com dificuldades na escolha, a oportunidade se mostrou de grande valia. “Os professores nos deixaram bem à vontade e está sendo bem legal. É tudo tão diferente quando você vem presencialmente participar e tem contato cara a cara com os professores e colegas, é muito legal viver a UCEFF”, enfatiza.

Para sanar as dúvidas

De acordo com a aluna Bárbara Vaz de Britto, a experiência tem sido muito boa. “É muito bom você vir e conhecer os conteúdos que os acadêmicos aprendem e é bom também conviver, ver como eles se organizam, como é feita a aula, se é mais teórica ou mais prática, é bem legal. Essa oportunidade vai me ajudar muito na escolha do curso”, frisa.

Conforme o estudante Francisco Petry, ele tem interesse em áreas diversas. “Tenho interesse na área das Humanas, principalmente em Direito e Administração, mas também na área das Exatas, com Economia e Contabilidade. Gostei de vir aqui para conseguir ter uma melhor escolha, uma melhor noção de qual curso vou fazer. Estou gostando muito porque a estrutura é boa e os professores explicam claramente o conteúdo, o que vai ajudar na minha decisão”, salienta.

Marco Baumgratz escolheu Direito para viver no Acadêmico Por Um Dia. “É muito interessante poder participar para ver de fato a diferença do ensino básico com o superior, e ter a noção de que se é isso que quero ou não e ter uma escolha concreta”, conclui.