05 Mai 2022

A importância do líder comunitário

Leandro Sorgato

Reitor da Uceff e empresário

Ajudar ao próximo é um ato de solidariedade. Além de fazer o bem àquele que recebe, faz bem a quem entrega. Nesta quinta-feira, 05, é celebrado o Dia do Líder Comunitário, que nos traz algumas reflexões.

Quando surgem reivindicações da sociedade, de um modo geral, os líderes comunitários se tornam os representantes do povo. São eles que conhecem de perto os problemas da comunidade e têm essa preocupação de cobrar providências perante a ausência do Poder Público. E o que seria da sociedade sem eles?

Existem muitas causas sociais em nossa região. Através da Uceff, apoiamos inúmeras iniciativas, outras tantas, somos admiradores. Algumas delas compartilho com você amigo leitor.

Destaco primeiramente o projeto Maria Leite. Este, tem como objetivo proporcionar qualidade de vida para os jovens do Distrito Marechal Bormann, através da escolinha de futebol. A UCEFF, por meio do Núcleo de Direitos Humanos, contribui com a iniciativa desde 2016, possibilitando a integração de cursos da instituição no Maria Leite.

O projeto precisou de adaptações para se tornar uma associação com registro em cartório. Através dos alunos dos cursos de Direito e Contabilidade, foi possível realizar todo o trabalho burocrático para que a associação tivesse o seu próprio CNPJ, para desta forma, conseguir buscar doações junto à comunidade e recursos do Governo. A associação Maria Leite também recebe auxílio financeiro da Uceff, para despesas e deslocamento dos alunos em campeonatos.

Também realizamos uma recente parceria com a associação Ágape. Uma entidade sem fins lucrativos, formada por aproximadamente 40 voluntários, que tem como objetivo promover assistência social, através da produção, arrecadação e distribuição de alimentos à pessoas em situação de vulnerabilidade social em Chapecó.

A Ágape conta com o “ateliê do bem”,onde são produzidos e distribuídos cobertores e travesseiros. E com a horta comunitária, onde é realizado o plantio e colheita de alimentos. Além disso, os voluntários produzem panificados, massas e geleias para distribuição. A entidade também realiza reuniões e palestras motivacionais com grupos de mulheres. É aí que entra a nossa parceria, onde promovemos palestras para essas mulheres, visando seu crescimento pessoal.

Outro projeto essencial e pelo qual tenho muito apreço é o Verde Vida. Uma entidade com um papel social fundamental. A Associação gera diversos empregos através da coleta de materiais recicláveis e reinveste os valores em oficinas socioeducativas para integração social de crianças entre 9 e 17 anos. Além disso, as encaminha para o mercado de trabalho. A parceria com a Uceff neste projeto se trata do encaminhamento de todos os materiais recicláveis ao Verde Vida, garantindo a preservação do meio ambiente, o reaproveitamento deste material e consequentemente o auxílio ao projeto.

A Uceff ainda é apoiadora do projeto “Oratória nas Escolas” da JCI, de Chapecó, há mais de 10 anos, onde a universidade presenteia os vencedores do concurso com uma bolsa de estudos integral em um dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. Essa parceria é consolidada, pois os objetivos da JCI vem ao encontro dos princípios da instituição de ensino, que prioriza a construção de valores, difusão de conhecimento, promovendo o desenvolvimento social do ser humano.

A JCI é uma associação mundial de pessoas jovens entre dezoito e quarenta anos de idade, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.

Os projetos até aqui citados são louváveis e geram forte impacto social. São ações que refletem na transformação de vidas, modificando o modo de pensar e viver dos nossos cidadãos. Com esses projetos, temos menos crianças nas ruas e mais geração de emprego e renda para as famílias. Temos também uma maior integração social de jovens, além do empoderamento e valorização das mulheres. Sem contar a preservação do meio ambiente.

Compartilho aqui, os líderes responsáveis pelas entidades citadas, que são tão significativas para a nossa região. A responsável pelo projeto Maria Leite, é a própria Sra Maria Leite. A Presidente e Coordenadora do projeto Àgape é a Sra Odete Franceschi. O projeto Verde Vida tem como Coordenador Social o Sr. Odair Balen e, como Presidente JCI Chapecó, Daniele Balestro.

Aproveito para parabenizar todos os líderes comunitários. Pois é através deles e de suas  ações que iremos construir um Brasil melhor e mais justo.

artigo