Loading...

NOTÍCIAS

09 Nov 2022

Enem 2022: dicas e técnicas para se sair bem na prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado nos dias 13 e 20 de novembro

 

Ansiedade. Aquele frio na barriga que todos os alunos do Ensino Médio brasileiro têm sentido nas últimas semanas. Afinal, ele chegou! O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente conhecido pelo acrônimo Enem, deste ano será realizado nos dias 13 e 20 de novembro e decidirá o futuro de milhares de estudantes. Anos de preparação que culminam em uma única prova. E aí, sentiu a pressão?

 

Longe de querer assustar ninguém! Pelo contrário, estamos aqui para dar aquela ajudinha para se sair bem no Enem. O revisor do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UCEFF, Adriano Kolakowski, criou o site educacional Siga o Mestre que oferece cursos e aulas para auxiliar quem precisa estudar. Ele conta como surgiu essa vontade de ajudar os vestibulandos.

 

“Escrever de forma simples é uma tarefa altamente complexa. Alguns alunos desenvolvem essa habilidade ao longo de vários anos e chegam preparados para desafios das escolhas profissionais e nos concorridos vestibulares de medicina. Mas, quando comecei a dar aulas em um famoso cursinho pré-vestibular aqui de Chapecó, em 2005, percebi que a maioria precisava desenvolver alguns fundamentos de redação antes de se lançarem para um certame altamente disputado”, relata. 

 

Receita do sucesso

 

Adriano destaca que sem treinar os fundamentos da escrita, não há chances de sucesso. “O método de redação Siga o Mestre é baseado em três fundamentos: treinamento, redundância e feedback do professor especialista em redação. Parece trivial, mas escrever é um ato funcional, que precisa de prática constante, cotidiana”, diz. 

 

O professor aponta que os alunos devem começar o treinamento por aí mesmo: com a mão na massa. “Incentivo a escrita a mão, algo tão incomum hoje. O segundo ponto é a redundância, ou seja, a reescrita após a revisão, correção, orientação e a retroalimentação feita pelo especialista em redação”, pontua.

 

Vou te contar um segredo…

 

Ele ressalta que outro ponto inegociável para alta performance da redação no vestibular e no ENEM é o profundo conhecimento das diversas ferramentas gramaticais e dos recursos semânticos de Língua Portuguesa. 

 

“Existem outros segredos que não vou revelar aqui, mas fazem uma grande diferença para que a redação não seja vista como mais uma pelo corretor da banca. Ficou curioso? Ok, vou revelar um desses pequenos segredos: dê preferência para frases em ordem direta (sujeito + verbo + complementos)”, segreda. 

 

Siga o mestre!

 

Segundo Adriano, fazer uma redação de alta performance no Enem e em vestibulares concorridos é possível. “Muitos alunos se realizam por meio da escrita. Eles desenvolveram essa habilidade e foram bem orientados durante a formação escolar. O fato é que esse cenário é bem incomum. Os outros precisam de ajuda e de técnicas para aprimorar o estilo. Repito, é possível”, afirma. 

 

Para o professor é preciso começar a praticar a escrita regularmente. “Faça leituras constantes de bons autores de ficção e não ficção, autores clássicos de sólida cultura e também dos contemporâneos. Deixe o texto inicial descansar, retome-o, reescreva alguns trechos”, indica. 

 

Ele convida quem quiser conhecer mais sobre a arte da redação a visitar o site. “Lembre-se, uma bela redação é como a metáfora do escultor que tem diante de si um bloco irregular de pedra com o qual ele começa seu trabalho. A obra de arte já está lá dentro. Assim como o escultor, você só precisa dominar a arte de tirar os excessos”, conclui.

 

Alcançar os objetivos

 

A vontade de ensinar e ajudar os alunos a alcançarem os sonhos, objetivos e metas é o que move o diretor de Ensino do Grupo Volare Educação, Rodrigo Constâncio, todos os dias. Ele conta que fazer parte da construção do futuro dos estudantes é vivenciar com eles essa fase da vida repleta de ansiedades, medos e inseguranças.

 

“Trabalhamos no sentido de direcionar o aluno para que ele possa fazer o primeiro curso e chegar onde deseja. Não somos só um pré-vestibular, não temos somente aulas. Somos um direcionamento”, diz.

 

No Volare Educação, que é parceiro da UCEFF, os estudantes são acolhidos e transformados. “Nosso objetivo é ajudar o aluno a tornar a carga mais leve nesse período de estudos pré-vestibulares”, destaca. 

 

Regra do jogo

 

De acordo com Rodrigo, quando se conhece as regras fica mais fácil ganhar o jogo. “Conhecer o modelo de prova do Enem e ler o edital da prova, faz com que se tenha mais clareza de todo o processo e, assim, mais chances de obter resultados positivos”, salienta.

 

Para tanto, são realizadas palestras com os estudantes sobre a teoria de resposta ao item, a estratégia de prova, que é a escolha de qual matéria fazer primeiro, além do próprio looping, que é quando o aluno realiza primeiramente as questões mais fáceis, depois as médias e, por fim, as difíceis, visando um resultado melhor. 

 

“Desenvolvemos esses métodos para que os estudantes façam a prova de forma racional. Dificuldades sempre vão existir, mas nosso intuito é fazer com que elas sejam transformadas em benefícios para eles e garanta uma excelente pontuação”, frisa.

 

Aprendizado diversificado

 

Conforme Rodrigo, a covid-19 mudou a forma com que os alunos acessam o conhecimento. “Nós trabalhamos muito agora depois da pandemia com vídeo aulas, com podcasts e aulas expositivas, de modo que o estudante possa aprender de diferentes maneiras. Sabemos que se aprende mais ao ouvir e na prática. Portanto, trabalhamos para que o aluno possa ter essa diversidade no aprendizado”, finaliza.

estudo


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento