O Centro Universitário de Itapiranga oferece 61 vagas para bolsas do Prouni no 1º semestre de 2019. As inscrições para o processo seletivo serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni, no período de 31 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 03 de fevereiro de 2019, observado o horário oficial de Brasília - DF.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais (100%) a renda familiar bruta mensal per capita, deve ser de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais (50%) a renda familiar bruta mensal per capita, deve ser de até três salários mínimos.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM referente à edição de 2018, e alcançado no mínimo 450 pontos na média das notas e ter obtido nota superior a zero na redação.
Inscrição
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, acessando o portal do Prouni. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar:
No momento da inscrição, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do programa. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico.
As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é a última confirmada pelo candidato.
Chamadas, pré-seleção e aprovação
Encerrado o prazo de inscrição o Sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem 2018. Serão realizadas duas chamadas. A primeira chamada será no dia 06 de fevereiro de 2019. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição, conforme anexo. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante outros documentos que julgar necessários.
O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será de 06 a 14 de fevereiro de 2019.
A segunda chamada será divulgada no dia 20 de fevereiro de 2019, com prazo para comprovação de informações de 20 a 27 de fevereiro de 2019.
Lista de Espera
Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. Para participar da lista de espera do Prouni, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni na internet, entre os dias 07 e 08 de março de 2019. Os candidatos que manifestarem interesse em participar da lista de espera do Prouni, deverão comparecer à IES e entregar documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição.
É de exclusiva responsabilidade do candidato a observância dos prazos estabelecidos no Edital Nº 84, de 28 de novembro de 2018, alterado pelo edital Nº 6, de 24 de janeiro de 2019, bem como o acompanhamento de eventuais alterações por meio da página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br ou pela Central de Atendimento do MEC (0800 616161).
Segue em anexo a Portaria Normativa Nº 1, de 2 de Janeiro de 2015, que regulamenta o processo seletivo do Prouni, e o Edital Nº 84, de 28 de novembro de 2018, alterado pelo edital Nº 6, de 24 de janeiro de 2019 referente ao Processo Seletivo do Prouni do Primeiro Semestre de 2019.
Arquivos em PDF