Estudante será protagonista da própria carreira
Um ensino personalizado potencializando o processo de aprendizagem de forma autônoma e dinâmica. É nisso que a UCEFF aposta ao anunciar a educação híbrida. A partir do próximo ano letivo, os acadêmicos ingressantes serão protagonistas da própria carreira. Eles terão mais autonomia na trajetória acadêmica através da escolha das disciplinas e no formato que conduzirão o curso.
Com o objetivo de estimular a evolução é que a UCEFF apresenta a educação híbrida através do Sistema LOOP. A metodologia ativa contará com projetos integradores em todos os cursos e os alunos terão flexibilidade para optar pelas disciplinas de acordo com interesse, relevância ou facilidade. Ou seja, é o aluno quem traça o próprio caminho organizando a matriz curricular conforme a realidade. Assim não haverá obrigação de cursar disciplinas com as quais o acadêmico não vê uma aplicação imediata em sua jornada pessoal e/ou profissional.
O novo modelo é interativo e dinâmico, de fácil usabilidade. A decisão será realizada pelo próprio acadêmico no momento da matrícula ou rematrícula, mas se houver necessidade, haverá professores e profissionais da instituição capacitados para ajudar nessa jornada.
Para viabilizar esse projeto será realizado um investimento considerável na formação e capacitação docente, bem como em espaços físicos que se tornarão mais dinâmicos e interativos. Nos próximos anos, o estudante da UCEFF encontrará uma trilha muito positiva de mudanças e inovação que certamente serão um diferencial na sua formação profissional, destaca o diretor geral, Leandro Sorgato.
Na prática
Os conteúdos serão disponibilizados através de plataformas virtuais de aprendizagem com momentos presenciais para aplicação prática da teoria. Dessa forma, privilegia o já consagrado ensino tradicional com a tecnologia do mundo atual. O avanço da tecnologia proporcionou o desenvolvimento de diversas metodologias ativas no qual o aluno tem mais participação, comenta o diretor de ensino da UCEFF Chapecó, Elton Zeni.
A UCEFF pretende desenvolver em seus acadêmicos habilidades e competências. Essa metodologia prepara o estudante para um mundo de rápidas transformações, informa o diretor.
O Sistema LOOP foi desenvolvido após um grande investimento da UCEFF em capital intelectual. Desde o início do ano, a equipe gestora da UCEFF Chapecó e UCEFF Itapiranga participam de congressos e seminários, visitam outras instituições de ensino e debatem internamente a melhor metodologia para a realidade local. É uma evolução constante do processo, explica a diretora de ensino da UCEFF Itapiranga, Lenir Luft Schmitz.
Formação reconhecida pelo MEC
O Sistema LOOP foi projetado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, decreto 5773, portaria normativa 40, as diretrizes curriculares nacionais de cada um dos cursos e o instrumento de avaliação dos cursos de graduação, ou seja, a formação do acadêmico é assegurada e reconhecida pelo Ministério da Educação.