Neste dia 17 de junho as turmas do terceiro e sétimo semestre do curso de Pedagogia da UCEFF Itapiranga, nas disciplinas de Didática da Educação Infantil, Projeto Integrador e Avaliação Educacional, socializaram o livro “Avaliação e Educação Infantil – um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”, da escritora Jussara Hoffmann. Participaram também da atividade professoras da educação infantil do município de Itapiranga.
O curso de Pedagogia proporciona leituras, estudos, reflexões e práticas que contemplem a Educação Infantil, assim, garantir a formação integral das crianças. Acredita-se que a avaliação, em especial a avaliação mediadora proposta por Hoffmann, merece uma abordagem de maior aprofundamento.
"A partir das apresentações feitas pelas turmas do curso de pedagogia, sobre o livro da Jussara Hoffmann, sabemos que o assunto avaliação é instigante, muito abrangente e que nós precisamos nos aperfeiçoar ainda para sua compreensão. É uma longa caminhada para percorrer. Para isso acontecer da melhor forma, cada professor precisa fazer registros, observações e um acompanhamento de perto das aprendizagens, precisando desenvolver um olhar amplo e sensível, garantindo condições espaciais, materiais e emocionais das crianças. Além disso, conforme a BNCC: devemos contemplar as propostas com base nos 5 campos de experiências das crianças bem dos objetivos de aprendizagens divididos por grupos etários", destaca a professora, Lisane Freitag Klein.
A professora Roseli Schaefer Raucher afirma que "foi um momento de aprendizagem, de troca de experiências, porque a gente nunca pode parar de aprender. O importante na avaliação é fazer registros constantemente, pois na hora de produzir os relatórios você tem onde se apoiar, onde buscar, até porque não conseguimos guardar tudo na cabeça. Também nestas anotações que você faz para si, pode marcar os fatos como aconteceram, porém quando for escrever um relatório para pais, é preciso ter cuidado com o que se escreve e a forma como escreve, porque os pais vão interpretar a partir do conhecimento deles".
Já a professora Roseli Wirth destaca que "a avaliação mediadora é um elemento construtivo no desenvolvimento da aprendizagem da criança de educação infantil. Para avaliar é preciso acompanhar, saber escutar, olhar, observar e conhecer as crianças, conhecer a sua realidade através de uma observação atenta, curiosa e investigativa, também através do brincar e da rotina. Olhar sensível e mediador. O desenvolvimento da aprendizagem infantil é um processo mais demorado no qual cada criança tem o seu tempo e ritmo. É preciso proporcionar momentos de descobertas baseado num olhar atento, na concepção de observação e registros diários. Na observação através de um olhar sensível, também é preciso saber dizer “não” para criança e explicar o motivo do “não”. O processo de aprendizagem da criança é mais demorado e precisa de muita paciência e calma para o desenvolvimento pleno e harmonioso. Conforme Jussara Hoffmann, é preciso avaliar-se para conhecer e acompanhar o desenvolvimento pleno da criança. Estar de bem consigo mesmo, se auto avaliar antes de entrar na sala de aula, se perguntar “como eu estou me sentindo hoje”, se acalmar e se sentir de bem consigo mesmo. Para nós educadores, é preciso dedicar um tempo para estudos, reflexões e discussão sobre avaliação mediadora através de um olhar sensível, atento, curioso e carinhoso em relação à criança".
Para a egressa do curso de Pedagogia que participa do programa “Sou sempre UCEFF”, Ritieli Anese, "o momento de socialização do livro de Jussara Hoffmann possibilitou uma troca de diálogo e conhecimentos significativos. Visões de saberes e fazeres avaliativos na Educação Infantil, como também reflexões de auto avaliação da nossa própria prática educativa no cotidiano. Um momento de interação das turmas do terceiro e sétimo semestre, visando a socialização e estudo de uma obra educativa a qual requer muito conhecimento de nós pedagogos. Uma experiência e troca ímpar na academia".
As professoras Elenice Ana Kirchner e Maria Preis Welter parabenizam os(as) acadêmicos(as) pela leitura e socialização da obra, também as professoras Lisane Freitag Klein, Roseli Schaefer Raucher e Roseli Wirth pela disponibilidade e importante contribuição.