Loading...

NOTÍCIAS

03 Set 2018

Tecnologia na Gestão e Agricultura em pauta

Na última semana (27/8) acadêmicos de Administração, Agronomia e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) participaram de uma conversa com profissionais de diferentes áreas acerca do uso da tecnologia na gestão empresarial e na agricultura.

Na oportunidade, participaram os acadêmicos do 2º semestre de GTI, da disciplina de Introdução à Banco de Dados, 6º semestre de Administração, da disciplina de Gestão de Sistemas de Informação e o 10º semestre de Agronomia, da disciplina de Agricultura de Precisão.

A conversa foi protagonizada por Carlise Melz, representante da Serafini Agrosuínos, Aléssio Cagliari, proprietário da IP Inova e Jair Schwengber, sócio proprietário da empresa CJS Silagem, e acompanhada pelos professores Neuri Feldaman, Juliane Colling e Sibele Mueller.

Carlise falou sobre a gestão das informações da empresa Serafini Agrosuínos, que possui atualmente mais de 70 caminhões de transporte animal e de ração. Por meio da utilização de um sistema de informação, a empresa realiza o controle de informações de abastecidas, manutenção, lavação, quilometragem entre outras relevantes à gestão empresarial. Carlise citou a importância de envolver todos os colaboradores no processo de registro das informações, pois é necessário alimentar corretamente o sistema para que ele possa fornecer relatórios e demonstrativos de forma assertiva.

O professor e empresário Aléssio, por sua vez, falou da atuação da empresa IP Inova na área de automação industrial, especialmente na armazenagem de grãos, unindo conhecimento de tecnologia, gestão e agricultura. Aléssio apresentou a tecnologia de termometria utilizada no controle de temperatura de grãos armazenados em silos de uma cooperativa, sendo que o sistema de sensores de temperatura e umidade podem acionar motores de aeração do silo. Este controle automatizado reduz perdas de qualidade dos grãos e melhora a gestão das informações da cooperativa.

O empresário Jair também apresentou o case da empresa CJS Silagens, que possui máquinas de alta tecnologia para produção de silagem. A atuação da empresa se dá tanto na região extremo oeste catarinense quanto na região centro oeste do país, onde a produção é de grande escala. Jair, juntamente com o professor Neuri Feldmann, relatou o quanto a tecnologia tem impactado a agricultura, com máquinas cada vez mais potentes e automatizadas, a exemplo do que relata o vídeo Fazenda do Futuro da Jhon Deere. Muitas máquinas inclusive são auto-guiadas por tecnologias de GPS, sem necessidade de um piloto. Jair e Neuri também falaram sobre os desafios encontrados para chegada destas tecnologias no Brasil.

Atividades como esta demonstram a importância da multidisciplinariedade e da interação entre os curso, uma vez que os conhecimentos se somam e buscam relacionar as atividades de sala de aula com a prática profissional.

TECNOLOGIA NA GESTÃO


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento