Projeto que envolveu os estudantes do 9º semestre de Arquitetura e Urbanismo e a Prefeitura de Itapiranga está em fase de finalização e votação do selo de procedência que irá identificar os produtos coloniais e artesanais desenvolvidos pelos produtores rurais e artesãs do município.
O principal objetivo deste projeto é estimular os produtores da agricultura familiar, empresas, bem como artesãos do município a comercializar seus produtos com segurança sanitária e de qualidade. O selo é um certificado dado aos produtores para formalizar a produção das pequenas agroindústrias de Itapiranga.
Nesta etapa, após selecionadas as cinco melhores propostas desenvolvidas pelos estudantes, passa-se para a votação externa com participação da comunidade de Itapiranga e visitantes da maior festa da cultura alemã, a Oktoberfest.
A votação vai acontecer no espaço do Café Colonial da Oktoberfest, durante todas as noites da festa, afim de que todos possam participar e fazer parte dessa avaliação que irá identificar a produção do município e levar o nome Itapiranga.
De acordo com a professora Edilene Eich, "é através do selo que conseguiremos padronizar e formalizar nossos produtos, elevando assim a credibilidade do que produzimos, agregando valor aos produtos agropecuários e de artesanato que são produzidos em pequena escala, promovendo o desenvolvimento sustentável, garantindo assim a segurança alimentar dos consumidores e para os clientes e população irão compreender a importância de preservarmos nossa característica de valorização do produto local, agregando valor à produção".
ESPAÇOS DE VOTAÇÃO
Em nome da coordenação do projeto e estudantes, contamos com o apoio de todos para votação e validação deste tão importante projeto para Itapiranga - SC