Um grupo de professores da UCEFF Itapiranga esteve reunido nesta quarta-feira (18/04) com a consultora Norma Viapiana para falar sobre o projeto integrador: um componente curricular que promove aprendizagem efetiva. A atividade foi organizada através do Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) e visa a formação continuada do corpo docente da Instituição.
A pró-reitora acadêmica, professora Lenir Luft Schmitz, destacou que é preciso estar aberto ao novo para construção de uma matriz curricular diferenciada, na qual o estudante é o protagonista da sua formação. A professora Norma defendeu que os projetos integradores precisam ser baseados num problema real, algo que acontece nas empresas, órgãos públicos ou na sociedade, para que a aprendizagem seja ainda mais efetiva.
"Os estudantes desenvolvem as habilidades em função das necessidades do projeto integrador. Eles precisam falar com os agentes do problema, o que melhora a desenvoltura de abordagem, e a apresentação em público também é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional", destacou a consultora.
Após apresentação de algumas práticas já realizadas, os participantes foram desafiados a repensar a matriz curricular com a inclusão de projetos integradores a serem ofertados ao longo do curso.