O professor do curso de Agronomia, Anderson Rhoden, participou do I Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, em Cascavel, PR, do dia 21 a 24 de agosto. O evento instigou a discussão sobre os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, também conhecidos como SIPAs.
Palestras proferidas por pesquisadores de diversos locais afirmam que a adoção dos SIPAs é fundamental para a redução dos impactos no solo, água e ar, bem como o aumento na eficiência de uso dos fatores de produção.
Os pesquisadores destacaram que dentro dos SIPAs há diversas oportunidades, tais como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), todos corroborando para melhorias no sistema produtivo, com maior opção de renda ao produtor rural, redução dos impactos ambientais, aumento da biodiversidade e, em muitos casos, com recuperação de solos e ambientes degradados.
Temas como serviços ecossistêmicos, adubação de sistemas e ciclagem de nutrientes, produção animal e vegetal, parâmetros edáficos, aspectos econômicos e sociais foram discutidos no evento, havendo um consenso de que a adoção dos SIPAs é fundamental para a produção de alimentos e de alternativas aos produtores rurais, permitindo ganhos econômicos e ambientais.
Rhoden apresentou dois trabalhos relativos à sua pesquisa de Doutorado em que evidencia a importância da Integração Lavoura-Pecuária na produção de carne e de grãos, sendo que o manejo precisa ser executado com foco no sistema e não somente em uma cultura. Rhoden destaca que é possível produzir pastagem no inverno em quantidade e de qualidade, com ganho de peso expressivo por bovinos e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com adubação das culturas de grãos no verão, tanto soja, milho ou feijão, pois neste sistema há a presença dos animais, os quais são catalisadores das reações e da ciclagem de nutrientes, permitindo, com isso, produtividade satisfatória de carne e de grãos.
Rhoden também foi membro da Comissão Técnico Científica que avaliou os trabalhos para apresentação e publicação no evento.
Gilles Lemaire, renomado pesquisador do INRA da França destacou que a adoção dos SIPAs, com criação animal e vegetal, é a chave para a interação agroecológica, enfatizando que os benefícios são imensos e as pesquisas já comprovam isso, tanto no Brasil como em diversas partes do mundo. Afirma também que é preciso aumentar a diversidade dos sistemas de produção para que se possa maximizar a produtividade e proteger o meio ambiente.
Rhoden destaca que o evento foi relevante e abrirá portas para novas pesquisas em todo o Brasil, principalmente por permitir a produção animal e vegetal em uma mesma área, contribuindo para a rotação de culturas e a melhoria do ambiente de produção de alimentos.