Loading...

NOTÍCIAS

04 Jul 2017

Professor de Agronomia participa de Simpósio de Fruticultura da Região Sul - FRUSUL

Nos dias 28 e 29 de Junho, aconteceu em Chapecó, a 1ª edição do FRUSUL - Simpósio de Fruticultura da Região Sul. O mesmo foi idealizado para proporcionar ao público, pesquisadores, estudantes, agricultores e participantes da cadeia de produção de frutas, um espaço de discussão e aprimoramento em assuntos relacionados a fruticultura praticada na região Sul do Brasil.

De acordo com o professor Marciano Balbinot, que participou do evento, este contemplou os diversos temas dentro das culturas da videira, dos citros e das fruteiras de caroço. Além de palestras proferidas por especialistas, também oportunizou a apresentação e publicação de trabalhos científicos.

A fruticultura é um dos setores de maior destaque do agronegócio brasileiro. Através de uma grande variedade de culturas produzidas em todo o país e em diversos climas, a produção de frutas conquista resultados expressivos e gera oportunidades para os pequenos negócios brasileiros.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo com uma produção de mais de 40 milhões de toneladas anuais e uma área plantada em torno de 2,5 milhões de hectares, ficando atrás apenas de China e Índia. O valor da produção da fruticultura é superior a 10 bilhões de reais anuais, o que mostra a relevância do setor para a economia brasileira.

Atualmente o Brasil conta com 30 pólos fruticultores que estendem-se do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte e Amazônia. As quatro maiores produções são de banana, laranja, uva e maçã.

A atividade possui também grande importância social, pois gera 5,6 milhões de empregos diretos o que representa 27% da mão-de-obra agrícola no país. Segundo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), cada hectare ocupado com fruticultura emprega diretamente de 3 a 6 pessoas e, indiretamente, outras 2 ou 3.

Devido ao grande potencial para a geração de empregos e renda a fruticultura virou mania nacional com Estados criando programas de fruticultura ou incentivos para a atividade visando o mercado interno e externo.

Para o Estado de Santa Catarina que não tem novas fronteiras agrícolas e inclusive reduz de ano a ano suas áreas de culturas temporárias e permanentes, a fruticultura é uma atividade de importância crescente, pois gera ocupações de alta densidade econômica e agregação de valor. Atualmente, são 58 mil hectares de pomares, dos quais 56,7 em produção. As principais frutas continuam a ser a maçã, seguido pela banana e uva. A uva é a fruta mais democraticamente distribuída, com 2.892 produtores em 183 dos 295 municípios.

Agronomia


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento