Depois de algumas semanas de aulas teóricas em sala tradicional os calouros das primeiras turmas de Odontologia da UCEFF Itapiranga começam a frequentar os laboratórios para atividades práticas. De acordo com a coordenadora, professora Marina Lermenn Vidal, para que os estudantes pudessem acessar os laboratórios primeiro foi necessário confeccionar os jalecos, entregues na última semana. "Agora os alunos estão aptos a circular pelos laboratórios e iniciar às práticas relacionadas as teorias repassadas pelos professores", ponderou a coordenadora.
A disciplina de microbiologia, imunologia e parasitologia, ministrada pela professora Débora Teichmann, tem por objetivo oportunizar o acadêmico conhecer a composição das principais estruturas dos micro-organismos, seu crescimento, metabolismo e reprodução, aplicando assim métodos de controle microbiano. Os estudantes, no laboratório de microbiologia, usaram a técnica de coloração de Gram para diferenciar os tipos de bactérias. Segundo a professora, na Odontologia, os agentes infecciosos são vários, sendo importante que os acadêmicos façam o estudo desses micro-organismos podendo assim traçar medidas de prevenção e tratamento.
Já a coordenadora, Marina, responsável pela disciplina de anatomia e escultura dental diz que esta representa o primeiro contato do acadêmico com as estruturas dentais. Nela além da teoria são dadas aulas práticas onde o aluno realiza escultura em cera de todos os elementos dentários em tamanho natural.
A disciplina de processos anatômicos, fisiológicos e histológicos do corpo humano tem por objetivo identificar e conhecer os aspectos gerais da anatomia, histologia e fisiologia humana, identificando e localizando as estruturas que compõem os diversos sistemas orgânicos e compreendendo sua funcionalidade básica e às relações com o campo de atuação do cirurgião-dentista. Esta disciplina proporciona ao estudante um aprendizado do funcionamento normal e dos mecanismos gerais e particulares dos diversos tipos de tecidos, órgãos e sistemas orgânicos que compõe o corpo. As aulas são teóricas em sala de aula e práticas nos laboratórios de anatomia, histologia e fisiologia onde os alunos manuseiam as peças anatômicas, as lâminas histológicas e desenvolvem atividades que relacionam os sistemas orgânicos com a odontologia, ministradas pelos professores Leonardo Fabião e Leonardo Rinaldi.