Pesquisas de mercado são desenvolvidas por alunos do primeiro semestre do curso de Processos Gerenciais da UCEFF Itapiranga
A atividade de pesquisa de mercado aconteceu na disciplina de “Análise e Pesquisa de Mercado” ministrada pela professora Dra. Nathalia Berger Werlang. A pesquisa de mercado é um termômetro para que as empresas possam tomar decisões mais assertivas sobre novas ações no mercado.
A primeira pesquisa foi realizada sobre o consumo de ovos de chocolate na páscoa do ano de 2021 pelos acadêmicos: Alex Schmitz, Camila Casagrande Berghahn, Vanessa Thomas e Victor Hugo Kern Kessler.
A pesquisa teve como objetivo: Identificar o comportamento do consumidor em relação a ovos de páscoa 2021. No total, 105 pessoas responderam a pesquisa, sendo a maioria 80% de Itapiranga -SC com idade entre 18 a 24 anos na sua maioria. Deste total, apenas 1 participante não comprou ovo de páscoa neste ano.
Dentre os tipos de ovos comprados este ano, tivemos: Artesanais e sob encomenda ( 36,19%), Industrializados (tradicionais) (34,29%) e Ovos de colher (29,52%). Destaca-se o aumento do consumo de colher, artesanais e feitos sob encomenta, mas ainda assim muitas pessoas ainda compram ovos industrializados.
Em relação ao número de ovos comprados neste ano os resultados ficaram bem divididos entre 1 ovo (26,67%), 2 ovos (22,86%), 3 ovos (23,81%) e 25,71% dos participantes do estudo compraram 4 ou mais ovos.
O chocolate ao leite ainda é o preferido dos consumidores dos ovos industrializados, e o sabor brigadeiro foi o escolhido pela maioria dos consumidores de ovos de colher.
Em relação aos valores pagos pelos ovos de páscoa, 49% dos participantes pagou até R$35,00 pelo produto e 51% dos participantes pagou mais de R$35,00 por uma unidade do produto.
O produto foi comprado por 27% dos participantes para consumo próprio, em contrapartida a grande maioria (73%) comprou ovos de chocolare para compartilhar com amigos, família ou para presentear.
Outra pesquisa foi realizada sobre a utilização de internet pelos moradores da região. A pesquisa foi operacionalizada pelos alunos: Jeferson Schmitz, Giovani Pauli, Tiago Winter e Suelen Cristine Dewes.
A pesquisa teve como objetivo: conhecer o perfil do usuário de internet da região oeste catarinense e obteve 138 participantes. A idade média dos respondentes ficou em 36 anos.
Dentre os municípios de origem dos participantes, 67,4% residem em Itapiranga, 17,40% em São João do Oeste e os demais (15,2%) residem em outros municípios da região.
Dentre os horários mais utilizados, 51,26% acessam a internet principalmente de noite, e os demais dividiram-se entre períodos de manhã, meio dia, tarde e madrugada.
Quanto ao tipo de conexão mais utilizada 89,9% utiliza a Wi-Fi e 10,10% utiliza os dados móveis de dispositivos. Em relação a finalidade do uso da internet, o trabalho e o lazer foram os mais mencionados representando 39,13% e 39,88% respectivamente. 16,67% apontou utilizar para o estudo, e os demais por motivos diversos.
A maioria dos participantes do estudo mencionaram que passam em média de 1 a 5 horas na internet (59,40%), outra parte passa mais de 5 horas na internet (36,2%) e apenas 4,35% utiliza a internet menos de 1 hora por dia.
A professora parabeniza todos os alunos envolvidos nas atividades pelo empenho na coleta e análise de dados e destaca a importância da pesquisa para empresas e comércio local.