Loading...

NOTÍCIAS

16 Abr 2021

Pesquisas de mercado são desenvolvidas no curso de Processos Gerenciais

Pesquisas de mercado são desenvolvidas por alunos do primeiro semestre do curso de Processos Gerenciais da UCEFF Itapiranga

 

A atividade de pesquisa de mercado aconteceu na disciplina de “Análise e Pesquisa de Mercado” ministrada pela professora Dra. Nathalia Berger Werlang. A pesquisa de mercado é um termômetro para que as empresas possam tomar decisões mais assertivas sobre novas ações no mercado.

 

A primeira pesquisa foi realizada sobre o consumo de ovos de chocolate na páscoa do ano de 2021 pelos acadêmicos: Alex Schmitz, Camila Casagrande Berghahn, Vanessa Thomas e Victor Hugo Kern Kessler.

 

A pesquisa teve como objetivo: Identificar o comportamento do consumidor em relação a ovos de páscoa 2021. No total, 105 pessoas responderam a pesquisa, sendo a maioria 80% de Itapiranga -SC com idade entre 18 a 24 anos na sua maioria. Deste total, apenas 1 participante não comprou ovo de páscoa neste ano.

 

Dentre os tipos de ovos comprados este ano, tivemos: Artesanais e sob encomenda ( 36,19%), Industrializados (tradicionais) (34,29%) e Ovos de colher (29,52%). Destaca-se o aumento do consumo de colher, artesanais e feitos sob encomenta, mas ainda assim muitas pessoas ainda compram ovos industrializados.

 

Em relação ao número de ovos comprados neste ano os resultados ficaram bem divididos entre 1 ovo (26,67%), 2 ovos (22,86%), 3 ovos (23,81%) e 25,71% dos participantes do estudo compraram 4 ou mais ovos.

 

O chocolate ao leite ainda é o preferido dos consumidores dos ovos industrializados, e o sabor brigadeiro foi o escolhido pela maioria dos consumidores de ovos de colher.

 

Em relação aos valores pagos pelos ovos de páscoa, 49% dos participantes pagou até R$35,00 pelo produto e 51% dos participantes pagou mais de R$35,00 por uma unidade do produto.

 

O produto foi comprado por 27% dos participantes para consumo próprio, em contrapartida a grande maioria (73%) comprou ovos de chocolare para compartilhar com amigos, família ou para presentear.

 

Outra pesquisa foi realizada sobre a utilização de internet pelos moradores da região. A pesquisa foi operacionalizada pelos alunos: Jeferson Schmitz, Giovani Pauli, Tiago Winter e Suelen Cristine Dewes.

 

A pesquisa teve como objetivo: conhecer o perfil do usuário de internet da região oeste catarinense e obteve 138 participantes. A idade média dos respondentes ficou em 36 anos.

 

Dentre os municípios de origem dos participantes, 67,4% residem em Itapiranga, 17,40% em São João do Oeste e os demais (15,2%) residem em outros municípios da região.

 

Dentre os horários mais utilizados, 51,26% acessam a internet principalmente de noite, e os demais dividiram-se entre períodos de manhã, meio dia, tarde e madrugada. 

 

Quanto ao tipo de conexão mais utilizada 89,9% utiliza a Wi-Fi e 10,10% utiliza os dados móveis de dispositivos. Em relação a finalidade do uso da internet, o trabalho e o lazer foram os mais mencionados representando 39,13% e 39,88% respectivamente. 16,67% apontou utilizar para o estudo, e os demais por motivos diversos.

 

A maioria dos participantes do estudo mencionaram que passam em média de 1 a 5 horas na internet (59,40%), outra parte passa mais de 5 horas na internet (36,2%) e apenas 4,35% utiliza a internet menos de 1 hora por dia.

 

A professora parabeniza todos os alunos envolvidos nas atividades pelo empenho na coleta e análise de dados e destaca a importância da pesquisa para empresas e comércio local.

 

Processos Gerenciais


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento