Na última sexta, 17 de maio, os cursos de Pedagogia e Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) da UCEFF Itapiranga promoveram importante debate denominado Tech e Touch: entre os games e a realidade. Participaram desta atividade acadêmicos o primeiro e terceiro semestre dos cursos, e buscou-se o diálogo entre os estudantes acerca do uso de games, destacando benefícios e as influências destes na formação do pensamento e da aprendizagem.
O debate foi mediado pelos professores Alain Kalema, Alexandra Raffaelli e Juliane Colling. O professor Alain destacou inicialmente as concepções da neurociência sobre a formação de hábitos, pensamentos e atitudes, sendo que as pessoas, especialmente as crianças, aprendem por meio da imitação dos adultos. Isso se dá pela atuação do chamado “neurônio espelho”, que replica aquilo que a pessoa vê. Neste sentido, o professor realizou a reflexão acerca do tipo de jogo que é permitido para as crianças, sendo que o uso de jogos violentos faz com que a criança pense, ou eventualmente tente replicar aquilo que vê no jogo.
A professora Alexandra destacou também a relação proclamada pela mídia entre os games e os recentes ataques ocorridos em escolas, onde jovens protagonizaram tragédias com mortes e feridos. A professora conduziu importantes reflexões e debates entre os alunos sobre esta relação, destacando que houve outros fatores associados aos casos, e que as ações destes indivíduos estão relacionadas também à sua formação, relação familiar e condições psicológicas.
Por fim, a professora Juliane reforçou os principais pontos debatidos, e destacou a necessidade de não ficar apenas no mundo virtual, buscando construir relações interpessoais com as outras pessoas, interagir, trocar conhecimentos e experiências.