Nesta semana (9/4) os alunos de Arquitetura e Urbanismo foram desafiados em um trabalho diferente, uma vez que o quadro branco e a aula totalmente expositiva já não são mais atrativos para manter sua atenção em aula.
A professora Patrícia Dalmina, baseada em uma vivência internacional que presenciou em uma exposição do Museu MAXXI da Zaha Hadid na cidade de Roma, em janeiro desse ano, trouxe para a sala essa abordagem. A professora relata que iniciou a atividade com a aplicação de um brainstorming, técnica já bastante conhecida no meio acadêmico, onde seu propósito é gerar o maior número de ideias possíveis sem um pré-julgamento.
Posteriormente os alunos da disciplina de Planejamento Urbano IV partiram para a etapa de captação de dados e reconhecimento regional, com o intuito de gerar subsídios e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de estratégias e ações para a região em estudo, para depois apontar soluções para algumas das problemáticas levantadas.
A diferença no trabalho aconteceu na forma de expor esses dados coletados, ao invés das tradicionais tabelas, onde os alunos utilizam largamente o copia e cola sem entender os dados ou conseguir analisar os resultados, sua apresentação e exposição foi através de um mapa mental, desenvolvido pelas equipes, de forma lúdica e criativa, que trouxe resultados muito positivos para a compreensão dos problemas levantados.