No último dia 15 de agosto os integrantes do Grupo de Pesquisa Docência e Desenvolvimento Humano realizaram debate sobre o tema Stress e Qualidade de Vida, junto com egressa do Curso de Pedagogia, Camila Anschau, que no ano de 2016 desenvolveu estudo sobre o tema, com os docentes dos cursos de licenciatura do Centro Universitário FAI.
De acordo com as professoras coordenadoras do grupo, Lenir Luft Schmitz e Daiana Raquel Paschoali, esse tema vem sendo debatido nos encontros e gerando grandes reflexões, uma vez que o uso das palavras stress e qualidade de vida - tem-se tornado frequente nos debates sociais e educacionais. Além disso, a discussão torna-se instigante, uma vez que o tema foi escolhido em conjunto com os participantes.
As professoras ressaltam ainda, que o objetivo deste encontro alicerçou-se em refletir sobre os termos stress e qualidade de vida, além de conhecer o estudo desenvolvido pela acadêmica, bem como os resultados obtidos. Destacam ainda que o grupo tem como desafio, para esse semestre letivo, elaborar projeto de intervenção na comunidade escolar, e, a socialização da egressa, veio contribui com esse propósito.
Camila destacou que, Não poderia estar mais grata por esta oportunidade que o grupo de pesquisa Docência e Desenvolvimento Humano, do Centro Universitário FAI me proporcionou. Sinto-me imensamente feliz em poder compartilhar a monografia e os resultados da mesma. No último ano, me desafiei a conhecer e compreender melhor o tema Stress e qualidade de vida dos professores, uma vez que, defendo que os profissionais da educação que aprendem a lidar com esse stress cotidiano, conseguem usufruir de uma boa qualidade de vida. É maravilhoso saber que dê alguma forma, contribui com o grupo, através de uma conversa clara, com discussões e reflexões sobre o tema.
Para a acadêmica Tatiane T. O. Becker, participante do grupo de pesquisa, As reflexões realizadas na noite foram muito pertinentes ao momento que vivemos. Toda correria do dia a dia nos faz esquecer que nós também temos necessidades sociais, pessoais e um compromisso com a nossa saúde. O stress está ligado intimamente com a qualidade de vida, e, saber lidar com essas situações é o que diferencia um ser humano equilibrado. Já para a acadêmica Daniele Cristine Walter, A explanação da egressa foi muito significativa, pois os debates do grupo estão ligados à qualidade de vida do professor, profissional que encontra muitos desafios e que precisa estar em constante atualização.
As professoras agradecem a egressa Camila pela disponibilidade em compartilhar o estudo, e, aos participantes do grupo, pela maneira responsável como participam dos encontros e reflexões.