Na noite de 18 de Julho, o Laboratório de Práticas de Gestão - FAI Júnior promoveu a 1º edição do Empreenda com Conhecimento, evento voltado ao empreendedorismo e à criação de novos negócios.
O evento tem como objetivo promover a integração e o compartilhamento de experiências entre os diferentes setores empresariais, instituição de ensino e pesquisa, apresentando ideias de inovações tecnológicas e relatos de cases de sucesso, por meio da apresentação e discussão de ideias inovadoras, a fim de fomentar o empreendedorismo de Itapiranga-SC e região.
A noite de empreendedorismo foi repleta de muito conhecimento e as explanações da noite iniciaram com um olhar sobre novos Negócios, com o Empresário Bruno Saldivia, proprietário da Empresa Printe - Printe - Programa de Proteção Intelectual de Chapecó- SC.l, o qual contou sobre a sua história e apresentou ideias de negócios que por expertise, olhar atento, dedicação e curiosidade, são exemplos de muito sucesso. Bruno falou sobre os desafios de empresários que perceberam possibilidades de negócios em situações corriqueiras, em atividades e necessidades percebidas, onde ninguém atentou antes, sobre empreendedores que buscaram resolver fraquezas pessoais e acabaram por descobrir um novo nicho de mercado, perceber uma oportunidade e criar um novo negócio, produto ou serviço.
Em seguida, as professoras Nathalia B. Werlang e Carline Ternus abordaram o perfil do novo consumidor, fator que deve ser levado em consideração no momento da criação e gestão dos negócios contemporâneos. Logo após, o professor Éder Heberle, falou sobre a importância da gestão dos recursos financeiros, explanando sobre a Viabilidade Financeira, dos novos negócios.
O intervalo criativo do evento foi acompanhado de um coffee-break, que não deixou de seguir a lógica do evento, apresentando experiências de novos sabores, sendo que o sushi fez sucesso entre os participantes, que em sua maioria ainda não haviam experimentado o produto.
Seguindo a programação da noite, dois casos de empreendedorismo foram apresentados e discutidos no EMPREENDA. Um deles foi da empresa Olhar de Dois, empresa formada por William Scheid e Cláudia Koelln, fotógrafos de Itapiranga que fazem sucesso em todo Brasil, contaram um pouco da sua história, onde perceberam que as situações que lhes foi apresentada, já não era mais o bastante, e buscaram mais. O casal falou dos desafios e oportunidades de empreender no mercado atual e exemplificaram como hoje, a sua relação com o negócio e de como hoje eles são uma marca, e não tem mais como separar isso. Logo após, Tuana Stein e José Saldanha apresentaram o case do Tushí Japafood, negócio que possui pouco mais de um ano no município e surgiu após a insatisfação dos proprietários, que tem outras formações e que buscaram, depois de surgir um despertar de mudança, projetar um empreendimento que unisse o casal e que eles pudessem se encontrar. Hoje o Tushí deu muito certo e apresenta crescimento mensal das suas vendas.
Ambos os cases comentaram sobre a necessidade de se adaptar, de manter uma conexão com o que se gosta e com a significado que pretendem colocar na vida de seus clientes.
Alguns participantes deram um feedback sobre a participação no evento, como é o caso da proprietária da empresa Cia da Saúde, Vera Dietz que destacou adorei, foi uma noite de muitas histórias que hoje são sucesso e aprendizado para nós
A participante Isabel Lettrari afirmou que foi muito bom, conhecer e saber histórias de sucesso!!.
William Scheid, um dos palestrantes da noite, disse foi uma grande noite, ótima iniciativa. Empreender é um estado de espírito e a inquietação move aqueles que acreditam que podem estar em constante evolução. Foi bom demais!
Diego Dill, que veio do município de Tunápolis-SC, também deixou seu recado à FAI Júnior agradeço a oportunidade, grande aprendizado, cases espetaculares que demonstram que é preciso ser diferente, e por que não dizer \"louco.
A professora Nathalia, coordenadora do evento agradece o apoio de toda a equipe da FAI Júnior e dos coordenadores dos cursos de Administração, Rosiane Oswald Flach, Ciências Contábeis, Odir Fank, e Gestão da Tecnologia da Informação, Juliane Colling pela organização do evento. Além disso, destaca que o evento contou com a presença de um público de aproximadamente 40 pessoas, dentre eles integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores de Tunápolis-SC, acadêmicos e egressos da FAI Faculdades, além de outros participantes do município e de comunidades do interior e Itapiranga-SC. Certamente esta foi a primeira experiência de muitas que virão. A noite de terça-feira estava gelada, mas regada com muito chá, café, chimarrão e ideias inovadoras, tornou-se surpreendentemente aquecida com a energia fantástica de todos que participaram!