Loading...

NOTÍCIAS

28 Mai 2016

FAI Faculdades certifica turma piloto do projeto Aprender Romeno

Na noite desta sexta-feira (27/05) foi realizada cerimônia de formatura da turma piloto do projeto Aprender Romeno da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de Santa Catarina. O projeto contou com a parceria da FAI Faculdades para cedência do espaço e equipamentos para realização das aulas, Governo Romeno, Embaixada e Consulado. De acordo com o presidente da Associação, Everton Dreher, o projeto piloto teve 120 horas de curso básico da Língua Romena com a participação de descendentes da região, todos associados.

“Para a Associação, esta é uma conquista grandiosa, pois conseguimos realizar um projeto inédito no país, mas principalmente para a região e para as famílias romenas. Este é apenas o pontapé inicial para realizarmos mais projetos a fim de proporcionar aos descendentes oportunidades de conhecimento e crescimento cultural e intelectual, para assim fortificar cada vez mais a Associação dos Romenos”, enfatizou o presidente Everton.

Já a professora Florentina Muller Grulke disse que este momento da formatura da turma piloto do projeto Aprender Romeno “não veio do nada, nem tão pouco por intermédio de uma mágica, mas é uma história construída há 25 anos, por um grupo de imigrantes que carregavam em seus corações o amor a sua pátria natal, a Romênia. Após duas décadas e tanto a esperança se concretizou com a vinda da nossa amiga Embaixadora Diana Radu, que se sensibilizou e veio ao nosso encontro”, salientou a professora. Ela explanou toda trajetória percorrida para o lançamento do curso em agosto de 2014, quando um grupo se reuniu na FAI Faculdades para iniciar as aulas.

“Assim efetivamos, com apoio do Governo Romeno e parcerias entre FAI Faculdades e Associação dos Romenos Bessarabianos o projeto com a classe piloto, denominado Aprender Romeno, com duração de 120 horas aula de forma presencial e online com auxílio do professor Lucian Bejan, o que proporcionou noções básicas da Língua Romena. Durante o período, tivemos a colaboração da própria Embaixadora Diana Radu que ministrou conteúdos relevantes da cultura Romena, como também o professor Lucian esteve aqui em Itapiranga, quando então tivemos aulas presenciais, além da importante e calorosa participação da primeira Cônsul da Romênia no Brasil, Monica Alexandru, que palestrou referente a cultura e conhecimentos gerais do país, desenvolveu também a prática culinária”, lembrou Florentina.

O Cônsul Honorário Edson Dreher, também disse que um momento como este não poderia passar sem comemoração, e sem uma reflexão sobre o seu significado. “Somos a primeira classe de formandos de língua romena, do projeto piloto Aprender Romeno. Somos todos descendentes de romenos e nos unimos por um objetivo comum que era de aprender o idioma que nossos antepassados falavam”, lembrou Edson.

A Embaixadora Diana Radu também falou dos desafios que era aprender o idioma e da alegria em ver a primeira turma se formando. “Esta é a terceira vez que venho para a região e lembro quando vim em 2013, fizemos diversos contatos e conhecemos os imigrantes e a Associação. Naquele momento também visitamos a direção da FAI Faculdades, quando o Sr. Leandro disse que poderíamos usar as instalações para desenvolver o curso de Romeno e que a Instituição certificaria os alunos concluintes. Hoje estamos fazendo isso e sou muito grata pelas parcerias formadas para desenvolver o projeto piloto”, agradeceu a Embaixadora.

A Diretora de Ensino, professora Lenir Luft Schmitz, parabenizou a todos e falou dos encaminhamentos já realizados através da Associação e Consulado para futuros intercâmbios entre universidades da Romênia e FAI Faculdades. “Estamos trabalhando fortemente na internacionalização para promover intercâmbios com diversos países, um deles é a Romênia. Já assinamos convênio com uma universidade de Bucareste, capital da Romênia, inicialmente para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, em função da vocação agrícola da nossa região, o que não impede que logo mais outros cursos também se habilitem para envio e recebimento de estudantes”, explicou a professora. Lenir também lembrou que a FAI Faculdades está montando projeto para formação de mais uma turma do curso de Língua Romena.

O evento ainda contou com a presença dos prefeitos de Itapiranga, Milton Simon; de São João do Oeste, Sérgio Theisen; e de Iporã do Oeste, Ilton Vogt; além do Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Miguel Schneider; do Assessor Parlamentar Jorge Welter; do coordenador das Atividades de Extensão da FAI, professor Kurlan Frey; e do colaborador da Associação, professor Sadi Reckziegel, além de familiares e convidados. Após a entrega dos certificados todos participaram de jantar de confraternização.

Participantes da turma piloto: Adriano Engel Ruscheinsky; Alexandre Engel Ruscheinsky; Almiro Blasio Back; Alsira Ludwig Back; Anderson Barden; Canisio Muller; Carlete Maria Thome; Carlise Schneider Dreher; Edson Roberto Dreher; Everton Cristiano Dreher; Fabiane Dreher Bruxel; Florentina Muller Gruhlke; Juliane Jantsch; Larissa Back; Marcia Ruscheinsky; Silvana Manica; e Simone Dreher.

Acest proiect este realizat cu sprijinul Ministerului Afacerilor Externe – Departamentul Politici pentru Relaţia cu Românii de Pretutindeni - Este projeto é realizado com o suporte do Ministério das Relações Exteriores – Departamento Políticas para o Relacionamento com os Romenos de Todas as Partes

No último encontro os alunos gravaram textos em Romeno. Veja no https://youtu.be/3yzAinhxypw

Extensão


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento